Prefeitura de São Luís realiza Jornada da Educação Alimentar e Nutricional em escolas da rede municipal
Objetivo é promover alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar; ação reforça política educacional e de saúde da gestão do prefeito Edivaldo

"Essa é mais uma atividade realizada pela gestão do prefeito Edivaldo com o objetivo de conscientizar nossas crianças desde pequenas sobre a importância da alimentação saudável e mostrar como todo nosso sistema educacional está empenhando em colaborar para a qualidade alimentar em toda a rede de ensino da Prefeitura de São Luís", afirmou o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.
A Jornada de Educação Alimentar e Nutricional é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que acontece anualmente no Brasil desde 2017 com o objetivo de incentivar o debate e a prática de ações relacionadas a alimentação saudável no ambiente escolar, além de dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas. Em São Luís, a jornada começou a ser realizada nas escolas da rede municipal em 2018 e este ano realizará atividades até o mês de dezembro.
Durante a atividade na U.E.B Bernadina Spíndola os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a escolha dos alimentos oferecidos na escola. Cada criança montou o seu prato por meio de colagem de alimentos crus como arroz, feijão preto, cenoura e proteínas sobre o desenho de um prato vazio. Durante a colagem foi enfatizado pelas técnicas da Superintendência da Área de Apoio ao Educando (SAAE/Semed), as vantagens e qualidades de cada alimento colado.
Perguntas como "o que tem nesse prato de comida?" ou "quem trabalhou para que pudéssemos ter esse lanche?" conduziram as reflexões e ajudaram as crianças a identificar os profissionais que colaboram para a alimentação nas escolas, destacando o papel da merendeira.
"Nós recebemos esse projeto como um presente, porque é muito importante essa conscientização para as crianças em relação a alimentação saudável, e procuramos anualmente trabalhar essas atividades. Outro ponto muito legal dessa iniciativa foi a valorização da nossa merendeira, Maria Natividade, que é a pessoa que faz nosso lanche com carinho e dedicação, então ela merece essa homenagem", ressaltou a gestora da escola, Sylvia Tereza.
O projeto da U.E.B Bernadina Spíndola está sendo acompanhado pela nutricionista Amanda Cristina, técnica da SAAE. Nesta primeira atividade ela destacou a importância de mostrar aos alunos o passo a passo da preparação da refeição, desde o planejamento até o preparo.
"Nós sabemos que existe todo um planejamento da alimentação escolar e muitos profissionais envolvidos, e na ponta temos a merendeira como a profissional que executa o programa de fato, já que ela que prepara o lanche. Mostramos todo esse caminho e aproveitamos para valorizar a merendeira", explicou.
"Nós sabemos que existe todo um planejamento da alimentação escolar e muitos profissionais envolvidos, e na ponta temos a merendeira como a profissional que executa o programa de fato, já que ela que prepara o lanche. Mostramos todo esse caminho e aproveitamos para valorizar a merendeira", explicou.
As atividades da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional estão acontecendo também nas U.E.Bs. José Assub e Bandeira Tribuzzi, com estudantes do Ensino Infantil e Fundamental, acompanhadas por técnicos da SAAE/Semed. Entre os próximos temas que serão trabalhados nas escolas estão "Sustentabilidade na Alimentação Escolar", "Imagem corporal e bullying" e "Movimento + Comida de Verdade = Saúde".
Nenhum comentário:
Postar um comentário