window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

terça-feira, 4 de junho de 2019

Prefeitura de São Luís realiza Jornada da Educação Alimentar e Nutricional em escolas da rede municipal

Objetivo é promover alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar; ação reforça política educacional e de saúde da gestão do prefeito Edivaldo

Crianças da Educação Infantil da Prefeitura de São Luís aprendem sobre alimentação saudávelA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta segunda-feira (3) a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional 2019 (EAN) para as crianças da Educação Infantil II da U.E.B. Bernardina Spínola. O tema norteador foi a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar. A ação reforça a política de saúde, alimentar e educacional da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.
"Essa é mais uma atividade realizada pela gestão do prefeito Edivaldo com o objetivo de conscientizar nossas crianças desde pequenas sobre a importância da alimentação saudável e mostrar como todo nosso sistema educacional está empenhando em colaborar para a qualidade alimentar em toda a rede de ensino da Prefeitura de São Luís", afirmou o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.
A Jornada de Educação Alimentar e Nutricional é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que acontece anualmente no Brasil desde 2017 com o objetivo de incentivar o debate e a prática de ações relacionadas a alimentação saudável no ambiente escolar, além de dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas. Em São Luís, a jornada começou a ser realizada nas escolas da rede municipal em 2018 e este ano realizará atividades até o mês de dezembro.
Durante a atividade na U.E.B Bernadina Spíndola os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a escolha dos alimentos oferecidos na escola. Cada criança montou o seu prato por meio de colagem de alimentos crus como arroz, feijão preto, cenoura e proteínas sobre o desenho de um prato vazio. Durante a colagem foi enfatizado pelas técnicas da Superintendência da Área de Apoio ao Educando (SAAE/Semed), as vantagens e qualidades de cada alimento colado.
Perguntas como "o que tem nesse prato de comida?" ou "quem trabalhou para que pudéssemos ter esse lanche?" conduziram as reflexões e ajudaram as crianças a identificar os profissionais que colaboram para a alimentação nas escolas, destacando o papel da merendeira.
"Nós recebemos esse projeto como um presente, porque é muito importante essa conscientização para as crianças em relação a alimentação saudável, e procuramos anualmente trabalhar essas atividades. Outro ponto muito legal dessa iniciativa foi a valorização da nossa merendeira, Maria Natividade, que é a pessoa que faz nosso lanche com carinho e dedicação, então ela merece essa homenagem", ressaltou a gestora da escola, Sylvia Tereza.
O projeto da U.E.B Bernadina Spíndola está sendo acompanhado pela nutricionista Amanda Cristina, técnica da SAAE. Nesta primeira atividade ela destacou a importância de mostrar aos alunos o passo a passo da preparação da refeição, desde o planejamento até o preparo.
"Nós sabemos que existe todo um planejamento da alimentação escolar e muitos profissionais envolvidos, e na ponta temos a merendeira como a profissional que executa o programa de fato, já que ela que prepara o lanche. Mostramos todo esse caminho e aproveitamos para valorizar a merendeira", explicou.
As atividades da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional estão acontecendo também nas U.E.Bs. José Assub e Bandeira Tribuzzi, com estudantes do Ensino Infantil e Fundamental, acompanhadas por técnicos da SAAE/Semed. Entre os próximos temas que serão trabalhados nas escolas estão "Sustentabilidade na Alimentação Escolar", "Imagem corporal e bullying" e "Movimento + Comida de Verdade = Saúde".

Nenhum comentário:

Postar um comentário