window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Idosos aprendem a confeccionar bonecas de pano em oficina do Todos por São Luís, programa da gestão do prefeito Edivaldo

Atendidos pelo Centro de Saúde da Vila Embratel participaram de oficina de bonecas de pano que teve o encerramento acompanhado pela primeira-dama Camila Holanda, coordenadora do programa municipal


Primeira-dama Camila Holanda participou do encerramento da oficina de bonecas de pano confeccionadas por idososOcupar as mãos e a cabeça com uma atividade prazerosa e lúdica. Foi com esta intenção que idosos atendidos pelo Centro de Saúde da Vila Embratel participaram de uma oficina que os ensinou a confecção de bonecas de pano. A ação integra o Programa Todos por São Luís, criado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior e que tem como objetivo aproximar ainda mais o poder público municipal das comunidades. Além de contribuir com a geração de emprego e renda na cidade, as oficinas ofertadas pelo programa também são uma forma de promover a melhoria da autoestima e da autonomia, estímulos que contribuem positivamente para a melhoria da qualidade de vida. O encerramento da oficina aconteceu nesta sexta-feira (24) e contou com a participação da primeira-dama Camila Holanda.
Também coordenadora do Programa Todos por São Luís e incentivadora das oficinas, a primeira-dama Camila Holanda destacou a importância da atividade. "A gestão do prefeito Edivaldo vem promovendo estas oficinas em diversos bairros de São Luís, dessa forma vamos construindo um governo cada vez mais participativo, aproximando a gestão municipal da vida das pessoas. É muito bom observar os resultados positivos de ações como essas na vida desses senhores e senhoras que tiveram a oportunidade de participar desta oficina", ressaltou a primeira-dama.
Nesta semana, a oficina foi realizada com idosos do grupo Ativamente, que faz parte das atividades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que dá suporte ao Centro de Saúde da Vila Embratel. A oficina contribui com o trabalho que já é realizado semanalmente pelo grupo. Desta vez, além de oferecer a possibilidade de ter uma fonte de renda, a oficina reforçou o trabalho já desenvolvido pela unidade de saúde com os idosos, que contam com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde.
A terapeuta ocupacional responsável pelo grupo Ativamente, Jeane Cristina Freire, explicou como a oficina do Programa Todos por São Luís beneficiou os idosos. "Aqui a gente estimula a autonomia e a busca pela autoestima, realiza jogos cognitivos que desenvolvem a atenção, a cooperação e a memória entre outras atividades que favorecem a mobilidade, a integração e a sociabilidade dos idosos. Temos aqui pessoas com diversos problemas de saúde e atividades como essa contribuem com o bem estar destes idosos", disse a terapeuta.
 
Com o encerramento da oficina que promoveu a confecção de bonecas de pano, resultados positivos puderam ser observados na vida de pessoas como Ana Rosa Dias, 84 anos. "Eu já tinha pedido para sair do grupo por não enxergar direito, mas com a ajuda dos profissionais e dos meus colegas consegui fazer minha própria boneca. Gosto muito de participar e fiquei muito feliz com esta oficina" disse.
Para provar que não são só as mulheres que se interessam pela atividade, o senhor Baltazar de Silva, 81 anos, também pode comprovar os benefícios da oficina e das atividades que são realizadas pelo grupo Ativamente. "Sempre fui muito ativo, mas cheguei aqui no Centro buscando ajuda, pois não conseguia nem mexer as minhas mãos. Hoje, graças ao apoio que encontrei aqui, consegui confeccionar a boneca", contou o participante da oficina.
A oficina de bonecas de pano foi ministrada pela servidora pública e agente de Defesa Civil, Rosa Maria Lima. "São histórias como essas que me estimulam a realizar esse trabalho. O mais bonito é ver o empenho das pessoas para participarem da atividade. Com essa ação, sei que já salvamos vidas sem nem saber, pois com ela também oferecemos um novo jeito de ver a vida, com novas possibilidade", afirmou Rosa Maria, que já ministrou outras oficinas do Programa Todos por São Luís.
Ainda pelo Todos por São Luís, são disponibilizadas oficinas de decoração de garrafas, porta retrato com palito de picolé, porta calcinhas, decoração de tiaras, confecção de agendas e chaveiros entre outras. As oficinas já alcançaram diversos bairros da capital.
TODOS POR SÃO LUÍS
Com mais de 560 mil atendimentos em 64 edições, o Programa Todos por São Luís já alcançou mais de 500 bairros. Em quatro anos de ações itinerantes pela cidade, a gestão do prefeito Edivaldo ampliou o acesso das comunidades aos serviços oferecidos pela Prefeitura de São Luís nas mais diversas área como saúde, emprego e renda, infraestrutura, assistência social, cultura, educação, esporte e lazer, agricultura familiar, meio ambiente, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário