Prefeito Eudes Sampaio abre a 8º Conferência Municipal de Saúde em SJR

Num clima caloroso, a Prefeitura de São José de Ribamar realizou na manhã desta quinta-feira (25) a 8º Conferência Municipal de Saúde. O evento, que acontece há cada dois anos, reuniu profissionais da saúde para a discussão de temas relevantes relativos ao atendimento à população, bem como as ferramentas, tecnologias e políticas públicas relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A solenidade de abertura foi prestigiada pelo prefeito Eudes Sampaio, que na oportunidade parabenizou os profissionais da área pela competência e dedicação. Ele lembrou ainda dos investimentos que vêm sendo realizados pela gestão municipal para garantir a manutenção da excelência no atendimento prestado à população.
“Por lei, o município é obrigado a investir 15% da receita na saúde, mas estamos investindo 26%, 11% a mais do que a obrigação. E estamos aplicando esses recursos, que representam aproximadamente R$ 20 milhões ao ano na saúde porque não podíamos deixar que em um município de mais de 200 mil habitantes a saúde ficasse em segundo plano”, garantiu Sampaio.
Participaram ainda da solenidade os vereadores Manoel do Nascimento, Professor Cristiano, Professor Sales e Marlene Monroe, além do Secretário Municipal de Saúde, Tiago Fernandes, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adriana Mota, o Secretário Executivo do Conselho Municipal de Saúde, Edivaldo Baiano e, representando o Governo do Estado, o secretário Extraordinário de Políticas Públicas, Marcos Pachêco.
"Estou muito satisfeito por participar desta conferência, mas estou mais contente ainda por ver uma coisa que não vi em nenhum outro município: o prefeito participando diretamente. Isso pode parecer uma coisa simples, mas é uma demonstração de compromisso do gestor com a qualidade dos serviços de saúde que estão sendo oferecidos à população", comentou Marcos Pachêco.
A conferência
Durante dois dias, os debates e palestras seguirão divididos em vários temas, entre eles, a PEC 55, que prevê o congelamento de gastos em saúde para os próximos 20 anos, além da análise do atendimento de saúde e especialidades oferecidas através das unidades básicas de saúde de São José de Ribamar.
De acordo com a enfermeira do Centro de Especialidade e Diagnóstico (CED), Ana Cláudia Filgueiras, a Conferência é mais do que uma oportunidade de apresentar o trabalho que vem sendo feito na saúde. É também um momento para que seja aberto o espaço para avaliação a partir do principal beneficiados com as políticas, o usuário dos serviços. “A conferência é muito importante para o desenvolvimento do município e também para nós profissionais, porque além de abranger os profissionais do município, são convidas pessoas da população que é quem vai mostrar os pontos onde sentem mais deficiência e assim nós poderemos garantir um melhor acesso deles a saúde”, ressaltou.
Para o Secretário Executivo do Conselho Municipal de Saúde, Edivaldo Baiano a realização da conferência coloca em xeque toda uma discussão democrática que é feita em torno da saúde, buscando assim cada vez mais melhorar os índices da saúde populacional. “A importância da conferência é que ela é uma discussão democrática. É o fórum do cidadão para discutir as políticas de saúde”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário