Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2019

Estudantes da U.E.B José Cupertino da Rede Municipal de São Luís fazem releitura de clássico da literatura Infantil

O trabalho faz parte do conjunto de iniciativas executadas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para incentivar a leitura nas escolas da rede municipal de Ensino.

Estudantes criaram releitura de clássico da literatura infantil: Chapeuzinho VermelhoCom a intenção de recontar clássicos da Literatura Infantil, foi realizado nesta sexta-feira (26) o projeto Recontos, envolvendo estudantes do 4º Ano da Unidade Básica de Ensino (U.E.B.) José Cupertino na produção de versões do Clássico Chapeuzinho Vermelho. A dinâmica do projeto, que já faz parte das atividades da escola e tem como idealizadora a professora Fran Farias, foi dividir a turma em trios, onde cada um era responsável por uma parte da produção da história, desde roteiro até ilustração. O trabalho faz parte do conjunto de atividades executadas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para incentivar a leitura nas escolas da rede municipal de Ensino.
Para o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, incentivar as crianças para a leitura e a produção de contos com sua própria versão, é muito importante para o desenvolvimento delas. "Ler é uma ferramenta fundamental para a apropriação de conhecimento, para o desenvolvimento da criatividade e iniciativas como estas são importantes, pois vão além da leitura, incentivam a recriação de histórias", destacou o secretário, Moacir Feitosa.
O projeto faz parte das atividades da escola que incentivam a leitura e, de acordo com a idealizadora do Recontos, a professora Fran Farias, todos participam com empolgação, entrando no clima também das comemorações do mês do livro infantil. "A turma toda se envolve na produção e reconto das obras. depois de tudo organizado, fazemos a impressão do livro, com direito a sessão de autógrafos para fortalecer o gosto pela leitura neste mês comemorativo", disse a professora que também revelou: "As crianças já escolheram a história para o segundo semestre: O Pequeno Príncipe".
A intenção é ampliar o número de estudantes envolvidos no projeto dentro da escola, que atualmente chega a 30. E de usar as referências literárias para a criação de peças teatrais em formatos de musicais na semana da criança. "Na minha história, eu escolhi falar da Chapeuzinho Colorido, porque eu gosto muito do arco-íris, o que eu também gostei muito foi que eu conheci o lado da história da vovó e do Lobo Mau, e eu achei isso muito interessante. Na minha equipe eu ajudei na parte da história, a minha amiga fez a ilustração e assim a gente fez um conto muito divertido", pontuou a estudante do 4º Ano, Sâmella Eduarda.
Na próxima segunda-feira (28), a turma responsável pela atividade irá apresentar seu trabalho para toda a escola, para inspirar os outros estudantes a se interessarem mais pelo mundo da literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário