Na tarde desta terça-feira (13), vereadores solicitaram ao Poder Executivo melhorias para toda a população ribamarense.
A vereadora Marlene Monroe, solicitou ao Poder Executivo que interceda junto ao Governo do Estado na criação da Delegacia Especial da Mulher.
Há 31 anos, as mulheres maranhenses passaram a contar com um espaço exclusivo para denunciar situações de violência e receber proteção adequada. A Delegacia Especial da Mulher (DEM), criada em novembro de 1987, em São Luís, é a maior referência no atendimento à mulher vítima.
Para comemorar a data, A vereadora Marlene Monroe, solicitou ao Poder Executivo que interceda junto ao Governo do Estado na criação da Delegacia Especial da Mulher, em São José de Ribamar. No Maranhão, totalizam 19 delegacias da Mulher.
A vereadora Marlene destacou a evolução da política de proteção à mulher. “A gestão trabalha na ampliação das medidas e sendo o governador sensível ao tema, implantou mecanismos que fortalecem o enfrentamento e garantem atenção digna e eficaz à mulher vítima”, pontuou a vereadora Marlene
Em sua defesa na Câmara de vereadores de Ribamar a vereadora Marlene Monroe destacou que criação da Delegacia Especial da Mulher (DEM), a instituição, vai contribuir na rede de atendimento e na investigação dos crimes específicos contra a Mulher em Ribamar.
A DEM se consolida como o primeiro órgão que a mulher busca para defender seus direitos, avalia a coordenadora das Delegacias de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher. É uma política de referência e somada às demais com reforço de uma ampla rede de atenção, é decisiva para que possamos desmistificar padrões, desnaturalizar a violência e para que a mulher tenha um ambiente de mais respeito e dignidade.
“Delegacia Especial da Mulher (DEM) e este instrumento forte de combate à violência contra a mulher com a devida estrutura para acolher a vítima”, reforça a vereadora Marlene Monroe.
Atendimento especializado
A rede de proteção à mulher se fortaleceu com a Casa da Mulher Brasileira, no Jaracati, que tem atendimento individualizado, acolhimento à vítima e filhos, encaminhamento ao mercado de trabalho com o Sine Mulher e ação da Patrulha Maria da Penha durante 24 horas.
Nestes 30 anos houve uma evolução das políticas. Os serviços foram ampliados e a estrutura melhorada para que a mulher tenha mais acesso e os casos maior resolutividade.
Plantão da Delegacia da Mulher, inaugurado em novembro deste ano passado, são outros instrumentos de proteção. O plantão funciona todos os dias, 24 horas, em apoio à DEM, e envolvendo cerca de 40 profissionais. O Governo do Estado criou, também, o Departamento de Feminicídio, único no Brasil, que centraliza estes casos específicos.



Nenhum comentário:
Postar um comentário