Páginas

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Greve continua na capital; ônibus de Ribamar, Paço e Raposa voltam a rodar nesta quarta (4).


Uma nova audiência foi marcada para quinta-feira (5), às 9h, quando o município deverá apresentar uma proposta


A greve dos rodoviários continua no sistema urbano de São Luís, mas o transporte semiurbano, que atende os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, será retomado nas primeiras horas desta quarta-feira (4).


A decisão foi tomada durante uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (3), na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA).


Segundo o corregedor do TRT-MA, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, o acordo foi fechado apenas para o sistema semiurbano. Ele explicou que não houve avanço nas negociações do sistema urbano porque o Município de São Luís não apresentou proposta durante a audiência.


“Ficou definido somente o sistema semiurbano. Não conseguimos avançar no sistema urbano porque o município não trouxe nenhuma proposta”, afirmou o desembargador.


Ainda de acordo com Gerson de Oliveira, uma nova audiência foi marcada para quinta-feira (5), às 9h, quando o município deverá apresentar uma proposta. Nessa reunião, não será discutido reajuste salarial, pois o percentual já foi definido.


O reajuste acordado foi de 5,5%, além da implantação de plano odontológico para os trabalhadores. A categoria pedia aumento de 10%. O Ministério Público sugeriu 6%, enquanto o sindicato patronal propôs 4%. O percentual final foi definido como uma solução intermediária.


Com o acordo, os ônibus do sistema semiurbano voltam a circular normalmente já nesta quarta-feira, garantindo o transporte para moradores da Região Metropolitana de São Luís.


O desembargador também informou que haverá outra reunião na quinta-feira envolvendo a Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB) e representantes do setor empresarial para tratar do subsídio do transporte semiurbano. A proposta em discussão prevê um subsídio de R$ 0,60 por passageiro, além de um investimento estimado em R$ 30 milhões e a renovação da frota do sistema.


Segundo o TRT-MA, essa parte do acordo está praticamente definida e deve ser formalizada na próxima audiência.


Enquanto isso, a greve segue afetando apenas o transporte urbano de São Luís, sem previsão de retomada até que haja avanço nas negociações com o município.




Nenhum comentário:

Postar um comentário