Páginas

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

GOVERNO BRANDÃO 

Após onda de protestos de motoristas de aplicativo, governo anuncia troca no comando geral da Policia Militar do Maranhão



Anúncio foi feito nesta quinta-feira (28) pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB). Wallace Amorim assume como novo comandante-geral da Polícia Militar dias após a onda de protestos causado pela morte de um motorista de aplicativo na capital.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou nesta quinta-feira (28), anunciou o coronel Wallace Amorim como novo comandante geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Ele assume o cargo deixado pelo coronel Pitágoras Nunes, que estava à frente da corporação desde dezembro de 2024.

A mudança foi anunciada dias após a onda de protestos de motoristas de aplicativo em São Luís, motivada pelo desaparecimento do motociclista Franklin César, de 25 anos, que foi encontrado morto dias após ter saído para fazer uma corrida.


O anúncio foi feito por meio de uma rede social. O governador afirmou que a mudança o compromisso com o enfrentamento à criminalidade e destacou que o novo comandante dará continuidade ao trabalho firme de combate ao crime realizado pelo comandante anterior.

"Informo que o coronel Wallace Amorim assume o comando-geral da Polícia Militar do Maranhão, dando continuidade ao firme trabalho de combate ao crime, realizado pelo coronel Pitágoras Nunes, durante o tempo em que esteve à frente da corporação. Nossas forças de segurança não irão se intimidar e não mediremos esforços para enfrentar a criminalidade", disse o governador por meio de uma rede social.

Onda de protestos


Na terça-feira (26), motoristas de aplicativos realizaram um protesto e interditaram vias importantes de São Luís, por mais de quatro horas, devido o desaparecimento do motociclista por aplicativo Franklin César, de 25 anos, em São Luís.

O corpo de Franklin César foi encontrado próximo a uma obra no bairro do Bequimão, na capital maranhense. A informação foi confirmada confirmada pelo delegado George Marques, titular da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP).

Os motociclistas atearam fogo em pneus e outros materiais, bloqueando vias na região do Ipase, do bairro Cohama e do Cruzeiro do Anil. Eles cobravam mais segurança para exercer seu trabalho e respostas sobre o desaparecimento de Franklin César.

Na quarta-feira (27), os manifestantes voltaram a realizar um novo protesto. A manifestação aconteceu na Avenida Jerônimo de Albuquerque, em frente a Assembleia Legislativa do Maranhão, na região do Cohafuma.

Uma pessoa foi presa suspeita de envolvimento na morte do motorista de aplicativo. O suspeito, identificado como Wendel Araújo da Silva, de 21 anos, conhecido como "Carioca", foi levado para prestar depoimento na Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) e, em seguida, encaminhado para a Central Integrada de Inquéritos e Custódia.


Trajetória do novo comandante

Antes de assumir o novo posto, Wallace Gleydison Amorim de Sousa era diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), órgão da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) que trabalha com tecnologia e inteligência voltadas ao combate ao crime.

Wallace Gleydison ingressou na PM em 1997, é especialista em Segurança Pública, graduado pela Universidade Estadual do Maranhão (Curso de Formação de Oficiais) e bacharel em Direito pela Faculdade do Maranhão (FACAM).

Ao longo de quase três décadas de Polícia Militar, ele atuou na Força Tática, no Batalhão de Policiamento Rodoviário, no Batalhão de Turismo e como comandante da Força Estadual de Segurança Pública (FEISP). Também integrou a Força Nacional de Segurança Pública, no Rio de Janeiro, o Gabinete Militar do Governo do Maranhão e foi subsecretário de Segurança Pública do Maranhão, em 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário