Páginas

sábado, 22 de fevereiro de 2025

Casos de virose da mosca acendem alerta entre especialistas

Unidades de saúde têm registrado aumento na procura por atendimentos de pacientes com sintomas como diarreia, vômito e dor abdominal. Os sintomas podem estar relacionados à virose da mosca, também conhecida como Diarreica Aguda. A doença, que causa inflamação no estômago e no intestino, é transmitida quando moscas carregam bactérias de locais contaminados para alimentos e utensílios.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2022, cerca de 5 milhões de casos da doença foram registrados no Brasil, com a região Nordeste entre as mais afetadas. Jota Mendes, uma das vítimas recentes, relatou ter passado sete dias com sintomas intensos. “Foi uma experiência terrível.

Acredito que contraí a infecção por meio de alimentos contaminados”, disse.

A especialista em saúde da família e comunidade Rosana Castelo Branco, explica que os principais sintomas da virose da mosca incluem náuseas, vômito, diarreia, dor abdominal intensa e cansaço extremo. “É essencial lavar bem os alimentos, higienizar as mãos antes de comer e após usar o banheiro, evitar a proliferação de insetos, usar repelentes e instalar telas em janelas para impedir a entrada de moscas”, explicou.

Especialistas reforçam a importância de cuidados diários para evitar a transmissão da doença, especialmente em regiões com maior incidência de casos.

Deixe um comentário







Nenhum comentário:

Postar um comentário