Casos de virose da mosca acendem alerta entre especialistas
Unidades de saúde têm registrado aumento na procura por atendimentos de pacientes com sintomas como diarreia, vômito e dor abdominal. Os sintomas podem estar relacionados à virose da mosca, também conhecida como Diarreica Aguda. A doença, que causa inflamação no estômago e no intestino, é transmitida quando moscas carregam bactérias de locais contaminados para alimentos e utensílios.
Segundo o Ministério da Saúde, em 2022, cerca de 5 milhões de casos da doença foram registrados no Brasil, com a região Nordeste entre as mais afetadas. Jota Mendes, uma das vítimas recentes, relatou ter passado sete dias com sintomas intensos. “Foi uma experiência terrível.
Acredito que contraí a infecção por meio de alimentos contaminados”, disse.A especialista em saúde da família e comunidade Rosana Castelo Branco, explica que os principais sintomas da virose da mosca incluem náuseas, vômito, diarreia, dor abdominal intensa e cansaço extremo. “É essencial lavar bem os alimentos, higienizar as mãos antes de comer e após usar o banheiro, evitar a proliferação de insetos, usar repelentes e instalar telas em janelas para impedir a entrada de moscas”, explicou.
![]() |
Especialistas reforçam a importância de cuidados diários para evitar a transmissão da doença, especialmente em regiões com maior incidência de casos.