window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

 Pacheco pede retratação de Lula por fala sobre Israel Presidente do Senado diz que “fala equivocada não representa” o verdadeiro propósito do presidente da República...


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pediu nesta 3ª feira (20.fev.2024) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se retrate de sua fala sobre a ação de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza. “Estamos certos de que essa fala equivocada não representa o verdadeiro propósito do presidente Lula, que é um líder global conhecido por estabelecer diálogos e pontes entre as nações, motivo pelo qual entendemos que uma retratação dessa fala seria adequada”, afirmou em discurso no plenário da Casa Alta. Eis a íntegra (PDF – 148 kB) da declaração.

“Genocídio é o extermínio deliberado de um povo, por motivos de diferenças étnicas, nacionais, raciais ou religiosas. Há um plano para se eliminar aquele grupo”, disse o presidente do Senado. Pacheco também declarou que apesar da reação de Israel ser “indiscriminada e desproporcional”, não se pode fazer uma comparação com o Holocausto. “Ainda que a reação perpetuada pelo governo de Israel venha a ser considerada indiscriminada e desproporcional, não há como estabelecer um comparativo com a perseguição sofrida pelo povo judeu no nazismo”, disse.

.Pacheco voltou a citar que o Senado condenou o “ataque terrorista” do Hamas a Israel e também “reações desproporcionais e o uso de violência irracional que tenham ocorrido ou estejam ocorrendo na Faixa de Gaza”. “Contudo, não podemos compactuar com as afirmações que compararam a ação militar que está ocorrendo na região neste momento com o Holocausto, o genocídio contra o povo judeu perpetrado pelo regime nazista na Segunda Guerra Mundial”. disse. Assista à íntegra da fala de Pacheco (10min22s):


No domingo (18.fev), Lula comparou os ataques israelenses na Faixa de Gaza ao extermínio de 6 milhões de judeus promovido por Adolf Hitler (1889-1945) na 2ª Guerra Mundial (1939-1945). Entenda na linha do tempo abaixo: 18.fev.2024 – Lula compara os ataques de Israel às ações de Hitler contra judeus; 18.fev.2024 – Benjamin Netanyahu critica Lula e classificou sua fala como “vergonhosa”.

19.fev.2024 – ministro de Relações Exteriores de Israel declara Lula “persona non grata” e constrange publicamente embaixador do Brasil no país, Fred Meyer, ao levá-lo para o Museu do Holocausto de Jerusalém; 19.fev.2024 – Brasil chama embaixador Fred Meyer de volta ao país; 19.fev.2024 – ministro de Relações Exteriores do Brasil diz em reunião com embaixador de Israel que Meyer foi humilhado; 19.fev.2024 – no Planalto, a avaliação é de que Lula não pedirá desculpas; 20.fev.2024 – ministro de Relações Exteriores de Israel volta a pedir retratação de Lula e diz que fala do presidente é um “cuspe.




19.fev.2024 – ministro de Relações Exteriores de Israel declara Lula “persona non grata” e constrange publicamente embaixador do Brasil no país, Fred Meyer, ao levá-lo para o Museu do Holocausto de Jerusalém; 19.fev.2024 – Brasil chama embaixador Fred Meyer de volta ao país; 19.fev.2024 – ministro de Relações Exteriores do Brasil diz em reunião com embaixador de Israel que Meyer foi humilhado; 19.fev.2024 – no Planalto, a avaliação é de que Lula não pedirá desculpas; 20.fev.2024 – ministro de Relações Exteriores de Israel volta a pedir retratação de Lula e diz que fala do presidente é um “cusp...

Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/congresso/pacheco-pede-retratacao-de-lula-por-fala-sobre-israel/)
© 2024 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário