Prefeitura de São José de Ribamar cria comitê de segurança escolar
Após investigações comandadas pela Secretaria Municipal de Segurança e Polícia Civil do Maranhão, os menores que publicaram ameaças de ataque em escolas municipais, foram apreendidos de forma imediata; mesmo depois da apreensão dos menores, a prefeitura de São José de Ribamar criou um comitê de segurança escolar preventiva, que traçou estratégias para prevenir qualquer ato de violência no ambiente escolar. A volta as aulas aconteceu nesta quarta-feira.
O comitê que tem representantes da secretaria municipal de educação, polícia militar, secretaria de segurança e demais órgãos de defesa da criança e do adolescente, foi criado ontem mesmo e se reuniu novamente na manhã desta terça-feira (11); desta vez com gestores das escolas da rede, para orientá-los sobre as novas medidas de prevenção, que vai desde a proibição de comércio na porta das escolas por 30 dias a ostensividade na ronda escolar. Em breve a prefeitura divulgará uma cartilha especificando as novas regras.
Os menores aprendidos em flagrante por ato infracional, foram encaminhados para delegacia regional da cidade.
Os jovens de 13 e 15 anos foram ouvidos pelo delegado titular da DP e alegaram que as ameaças não eram reais, mas que se tratavam de uma brincadeira. As fotos exibindo armas,postadas na página criada para causar pânico na comunidade escolar e sociedade, não são verdadeiras, foram copiadas da Internet.
O caso foi encaminhado para o Ministério Público para instauração do devido processo legal. Por hora os menores permanecem em uma Unidade de Internação para adolescentes infratores, cabendo somente a justiça decidir se os mesmos irão permanecer ou não apreendidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário