window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Caso suspeito de varíola dos macacos é descartado em Balsas

O Maranhão segue sem nenhum caso de ‘varíola dos macacos’ confirmado.


A Secretaria de Estado da Saúde (Ses) descartou a presença de um caso suspeito da varíola dos macacos (Monkeypox) em Balsas, município localizado a 810 km de São Luís.

De acordo com informações da Ses, o Ministério da Saúde informou que o quadro do paciente de 38 anos, que procurou auxílio médico, na última sexta-feira (17), após apresentar sintomas da doença não se enquadra nos critérios epidemiológicos.

O Maranhão segue sem nenhum caso de ‘varíola dos macacos’ confirmado.

Casos suspeitos descartados no Maranhão
Esse é o terceiro caso suspeito de varíola dos macacos (Monkeypox) descartado no Maranhão. Em São Luís, o caso de uma criança de 5 anos, com sintomas da doença, foi descartado após uma avaliação do Ministério da Saúde (MS), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

O segundo caso suspeito de Monkeypox, envolvendo um homem de 30 anos, que apresentou sintomas correspondentes à doença, foi negado na última sexta-feira (17), em nota da SES.

Sintomas e transmissão
Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

"Depois do período de incubação [tempo entre a infecção e o início dos sintomas], o indivíduo começa com uma manifestação inespecífica, com sintomas que observamos em outras viroses: febre, mal-estar, cansaço, perda de apetite, prostração", explica Giliane Trindade, virologista e pesquisadora do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário