Páginas


domingo, 13 de fevereiro de 2022

CRAS: Porta de entrada da Assistência Social em Ribamar

A cidade conta com seis



O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada para a Política de Assistência Social. Um local que garante dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

São José de Ribamar conta com seis CRAS, localizados na Sede, Nova Terra, Turiúba, Sarney Filho, Trizidela da Maioba, Cras Rural e Quilombola - Bom Jardim. Os Centros funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O CRAS é responsável pelo Serviço de Proteção Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoa Idosa e com Deficiência. 

De acordo com a diretora do CRAS da Trizidela da Maioba, Leide Araújo, os ribamarenses podem procurar atendimento nas unidades espalhadas pelo município. “Cada CRAS é responsável por atender a uma determinada área e a população sempre pode procurar o Centro mais próximo”, relatou.

A ideia do Centro é garantir a inscrição das pessoas no Cadastro Único, a proteção social básica referenciada, articulações intersetoriais e a busca ativa, feita no território da abrangência de cada unidade.

O CRAS também oferece informações e orientações para programas, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e realiza o acompanhamento destes beneficiários e suas famílias, estimulando a convivência social, ofertando serviços e programas da assistência social e encaminhando para acesso às demais políticas públicas.


Fonte: Prefeitura de São José de Ribamar

Nenhum comentário:

Postar um comentário