window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

sábado, 27 de novembro de 2021

Prefeitura de São Luís vacina cães e gatos contra a raiva

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), inicia neste sábado (27), a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, que vai imunizar cães e gatos, a partir de três meses de idade, contra a raiva. A abertura oficial do Dia D da Campanha acontece às 8h, na Praça da Bíblia – Centro. Serão disponibilizados mais 70 postos de vacinação, conforme calendário de por região, até o dia 23 de dezembro, começando pelo Centro e São Francisco.

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, explica que a raiva é uma doença altamente infecciosa e fatal. “As infecções humanas deste vírus ocorrem em consequência do contato com animais contaminados; por isso, é fundamental prevenir, vacinando a população canina e felina. Em São Luís, o último caso de raiva humana foi registrado em 2013, e a campanha de vacinação é a melhor estratégia de controle desta doença”, diz.

De acordo com a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVZ) da Semus, a população de cães e gatos da capital maranhense é de 157.957 animais, e a campanha deve atingir a cobertura mínima de 80% desse total. Para isso, estão sendo capacitados 250 profissionais e preparada uma estrutura para cumprir o cronograma dos nove distritos sanitários de São Luís, com a instalação de postos de vacinação funcionando aos sábados, das 8h às 17h.

Cronograma de vacinação antirrábica

27 de novembro – Coroadinho e Centro (72 postos)
04 de dezembro – São Francisco e Bequimão (59 postos)
11 de dezembro – Cohab e Tirirical (72 postos)
17 de dezembro – Cidade Operária (69 postos)
18 de dezembro – Itaqui Bacanga(69 postos)
23 de dezembro – Vila Esperança (69 postos)

Foto: A. Baeta

Leia mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário