window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Morre o ex-deputado estadual Benedito Terceiro


O ex-deputado estadual Benedito Pires Terceiro, de 77 anos, morreu nas primeiras horas deste domingo (14), em São Luís. Ele era esposo da ex-prefeita de Barra do Corda, Darci Terceiro.

Benedito Terceiro lutava contra um câncer há vários anos. Ele deixa a esposa Darci Terceiro, três filhos e netos.

Benedito Ferreira Pires Terceiro, nascido em Rosário-MA, em 29 de novembro de 1944, e trabalhou na Secretaria de Agricultura em atividades de manutenção das máquinas da SAGRIMA.

Foi aluno da Escola de Agronomia do Maranhão, onde formou-se Engenheiro Agrônomo.

No início da década de 80, foi nomeado Delegado do INCRA junto a Cooperativa Integral de Reforma Agrária de Barra do Corda (CIRA-Barra do Corda), onde realizou diversos projetos pioneiros no Estado para a melhoria da vida dos agricultores, a luta pela reforma agrária e a autonomia das cooperativas agrícolas. Com o projeto desenvolvido para Barra do Corda, também levou água e saneamento para muitos povoados, escolas e lavanderias coletivas. Sob sua gestão, foram construídas estradas, a hidrelétrica de Barra do Corda e a CIRA foi tomada como modelo para outros Estados brasileiros.


Benedito Terceiro foi Deputado Estadual por três legislaturas, Deputado Estadual Constituinte na 11ª legislatura e Secretário de Agricultura do Estado do Maranhão durante o governo de Epitácio Cafeteira.

Foi o primeiro aluno da Escola de Agronomia e primeiro funcionário da Secretaria de Agricultura a chegar ao cargo Secretário de Agricultura.

Durante os anos de exercício, desenvolveu o projeto de pesquisa do Abacaxi de Turiaçu e várias outras pesquisas de desenvolvimento de sementes.

Posteriormente assumiu a Superintendência do INCRA no Maranhão. Exerceu grande liderança política em Barra do Corda, foi um político comprometido com o povo e a classe trabalhadora, dos povos indígenas e das cooperativas e o meio-ambiente, apoiando sempre a pesquisa, o estudo e o desenvolvimento do Estado, cujo potencial ele sempre acreditou.

Com informações de Diego Emir

Nenhum comentário:

Postar um comentário