Páginas


quarta-feira, 13 de outubro de 2021

 

Vereadores e Vereadoras comemoram Dia das Crianças com ações em bairros de São José de Ribamar


O Dia das Crianças, comemorado nesta terça-feira (12), monopolizou a atenção dos vereadores da Câmara Municipal de São José de Ribamar. Em postagens nas redes sociais, os parlamentares ribamarenses compartilharam ações que proporcionaram uma data inesquecível aos pequeninos de diversos bairros da cidade balneária.

Primeira a se manifestar sobre algumas destas atividades, Luciana Lauande (Avante), definiu a data como um dia cheio de energia. Ela compartilhou imagens de uma das caravanas que levou alegria ao bairro do Panaquatira, uma das localidades que recebeu as ações recreativas, oferecimento de lanches e entrega de brinquedos. 

“Que dia cheio de energia! Chego agora em casa com o físico cansado, mas a mente e o coração cheio de gratidão. Obrigado a todos que contribuíram para um dia das crianças maravilhoso”, declarou.

O vereador Cloves do J. Câmara (PTC) se disse orgulhoso em poder proporcionar “um dia com uma festividade e de muita alegria para as crianças de sua comunidade que estão precisando de ânimo”. Para o líder do PTC na Casa Legislativa, “o Dia das Crianças é uma data muito especial”.

A vereadora Irmã Nalva (PMB) também realizou ações em comemoração ao Dia das Crianças. Segundo ela, alegria e amor foram os sentimentos que marcaram a passagem da data comemorativa.

Acompanhado do esposo Lindon, a parlamentar fez a entrega de brinquedos e ações recreativas aos pequeninos do bairro Parque Vitória. Ela falou da importância de incentivar nas crianças as práticas recreativas, proporcionando-lhes momentos de entretenimento e lazer.

“Sabemos o quanto este tipo de ação é importante para a formação pessoal e social destas crianças”, disse Irmã Nalva, ressaltando sua felicidade em servir como instrumento para proporcionar o sorriso da criançada em um dia tão especial para elas.

Origem da data

O Dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro no Brasil. Esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas (os pais, em especial) sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida.

O Dia das Crianças coincide com o dia de Nossa Senhora de Aparecida, que é feriado no país. Tradicionalmente, os adultos costumam oferecer presentes ou proporcionar atividades especiais e de entretenimento aos mais jovens para comemorar esta data.

A proposta para a criação desta data é de autoria do deputado federal fluminense Galdino do Valle Filho. Após a sua aprovação, surgiu o Decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924, que oficializou o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças.

No entanto, o dia ganhou maior popularidade a partir de 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção com a Johnson & Johnson e criou a “Semana do Bebê Robusto” a fim de aumentarem suas vendas.

A partir deste momento, a data passou a ser marcada pela oferta de presentes às crianças, principalmente brinquedos.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Universal da Criança é celebrado em 20 de novembro, em homenagem à data da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, nesta mesma data em 1959, com os seguintes princípios:

• As crianças, sem distinção ou discriminação, devem ter todos os seus direitos garantidos;

• Deve-se proporcionar às crianças proteção social e oportunidades que lhes auxiliem no desenvolvimento;

• É direito da criança receber um nome e nacionalidade;

• Tanto a criança quanto a mãe devem receber cuidados pré e pós-natais;

• Crianças com necessidades especiais terão direito a tratamento, educação e cuidados necessários;

• A criança deve receber amor e compreensão para o desenvolvimento de sua personalidade;

• Direito à educação para capacitação, sendo gratuita pelo menos nos anos iniciais;

• Crianças devem ser os primeiros indivíduos a receber socorro;

• Garantia de proteção em situações de negligência, crueldade e exploração;

• Proteção em situações de discriminação, seja por raça, religião ou de outra natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário