window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

terça-feira, 25 de maio de 2021

 

Ted Lago explica situação do navio MV Shandong Da Zhi

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, explicou, em entrevista ao radialista Jorge Aragão, no Ponto Final, na Rádio Mirante AM, nesta terça-feira (24), os protocolos adotados pelos portos para receber os navios internacionais e aproveitou para tranquilizar a população sobre a situação do navio MV Shandong Da Zhi, que teve um tripulante identificado coma cepa indiana do coronavírus.

“Na verdade, vou primeiro tranquilizar. O sistema portuário brasileiro, não falo apenas pelos portos do Itaqui, os terminais privados. Primeiro uma configuração. Nós temos hoje três portos em São Luís, aqui na bacia, na Baía de São Marcos. Nós temos o porto público, que é o porto do Itaqui e dois terminais privados, o terminal da Vale e o terminal da Alumar. Quem faz a sua caminhada na Litorânea, vê aquela quantidade de navios, então os navios estão em espera para entrar nesses três portos, mas hoje dos 70 e poucos navios que estão aí, nós temos mais ou menos uns 14 ou 15 para o porto do Itaqui, os demais são para os outros portos, isso é um ponto importante. E existem protocolos internacionais. O sistema portuário, marítimo, é extremamente regulamentado, então os portos seguem os mesmos padrões, os mesmos critérios de legislação. E um dos pontos mais importantes é exatamente a questão da saúde, da saúde internacional. Antes de atracar qualquer navio, existe uma série de documentos que são exigidos”, explicou o presidente da Emap.

Ted Lago também explicou que o navio está distante do porto, em uma área de fundeio, e os tripulantes estão isolados. “Esse navio está há quase 60 milhas (mais de 95 Km) daqui, são seis horas de lancha, então ele tá muito além do horizonte, mas é uma área de fundeio, por ser um navio de grande porte e de acordo com a movimentação, existem áreas mais próximas. É o ideal, ele está exatamente isolado, longe. E a tripulação está em bom estado, alguns já foram liberados, dentro do próprio prazo, mas dentro do navio. Estão em quarentena , mas a informação que nós temos recebido da secretaria de saúde em contato com a Anvisa, que os que estão, que são 24 tripulantes a bordo, estão bem, infelizmente, só um que está internado”, disse Ted Lago.

Foto: Zeca Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário