quarta-feira, 30 de setembro de 2020

 

CANTEIRO DE OBRAS – Centro de São Luís passa por transformação na gestão Edivaldo Holanda Júnior 

É inegável a transformação que o prefeito Edivaldo Holanda Junior vem fazendo na região central de São Luís, recuperando áreas emblemáticas do Centro Histórico e entorno. Hoje o Centro de São Luís vive um novo momento com a recuperação urbana e a reabilitação da área como espaço de lazer e convivência não apenas para turistas, mas principalmente para os moradores de toda a cidade.

Edivaldo e comitiva em visita ao canteiro de obras da Fonte do Bispo

Edivaldo executa hoje o maior volume de investimentos não apenas na área histórica, mas em toda a região central da cidade. São investimentos que não se via há pelo menos 30 anos.

Por meio do programa São Luís em Obras, com recursos e execução da própria Prefeitura de São Luís, Edivaldo já reinaugurou, após passarem por reformas estruturais, a Praça da Bíblia, o Parque do Bom Menino e o Estádio Municipal Nhozinho Santos.

Ainda na região central de São Luís passam por reforma completa o Mercado das Tulhas (Feira da Praia Grande), o conjunto formado pelo Largo do Carmo, Praça João Lisboa, Rua de Nazaré e entorno, as praças da Saudade e da Misericórdia. Edivaldo está executando ainda a urbanização da Fonte do Bispo, recuperando toda área que nos últimos anos sofria com a degradação urbana. Esta é uma das maiores obras já executada no centro em São Luís.

Também estão sendo feitos investimentos na implantação de novos equipamentos culturais na região, como a Escola Municipal de Música, que funcionará em um casarão colonial na Rua do Giz, e em habitação social, em casarões coloniais das ruas da Palma e do Giz que estão sendo recuperados.

Edivaldo articulou recursos por meio de parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para a reforma do complexo formado pelas praças Deodoro e Pantheon, além de toda a Rua Grande e a Praça Pedro II e Iara/Mãe d’Água.

Além das obras de recuperação da estrutura física destes espaços, a gestão Edivaldo tem se preocupado em resgatar as características arquitetônicas originais e restaurar todos os monumentos históricos das áreas em obras. É o caso da estátua de João Lisboa e do tradicional relógio do Largo do Carmo, os painéis artísticos do Parque do Bom Menino, a Fonte da Praça da Misericórdia entre outros que já foram ou estão sendo recolocados nos seus locais de origem.

Outro ponto importante deste trabalho que Edivaldo tem executado é que todos os espaços estão sendo recuperados não apenas pelo valor histórico e turístico que eles têm, mas também para voltarem a fazer parte do dia a dia da cidade e serem reocupados pela própria população para momentos de lazer, convivência, contemplação, recreação, atividades artísticas, culturais, esportivas e outras que estes espaços contemplem.

Com isso Edivaldo já marca sua gestão como a que conseguiu recuperar o patrimônio histórico e arquitetônico de São Luís ao mesmo tempo em que promoveu a reocupação qualitativa da região central da cidade.

Fonte. Hora Extra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário