Bairros João Paulo e Liberdade recebem da Prefeitura de São Luís obras de drenagem e pavimentação
Ações como construção de galerias e tubulações de drenagem profunda, limpeza, desobstrução e cobertura de canais estão mudando a realidade dos moradores; serviços integram o programa São Luís em Obras, o maior da história da capital

“Entre as centenas de frentes de trabalho do São Luís em Obras, atualmente, temos uma atenção especial com a execução de drenagem e cobertura de galerias, atendendo demandas antigas de comunidades que convivem há décadas com problemas de valas e canais em suas ruas, esgoto a céu aberto. Desta forma, estas localidades voltam a ter condições de tráfego e as famílias que vivem ao entorno poderão sair às ruas com mais tranquilidade, na certeza de que poderão contar com um equipamento público renovado, adequado aos tempos atuais e seguro”, destacou o prefeito Edivaldo.
No bairro João Paulo, mais precisamente na Rua da Felicidade, a Prefeitura de São Luís está realizando um amplo trabalho de recuperação e readequação da via. A laje de concreto armado já está pronta em um trecho de aproximadamente 65 metros de extensão. O objetivo da obra é cobrir todo o trecho de 420 metros da rua que, atualmente, é uma vala aberta em muitos pontos, com pontes improvisadas em vários trechos.
“Todas as casas desta rua são construídas cerca de 80 centímetros e até um metro acima do nível da rua, pois toda vez que chove o canal transborda, causando alagamentos em muitos pontos. Esperamos que esta obra fique boa e que ajude a resolver o problema, pois estamos vendo o trabalho evoluir dia após dia, o pessoal da Prefeitura construindo esta laje de concreto que parece ser bastante firme”, ponderou Geralda Maria Pantaleão Sousa, que mora no local há 48 anos.
A laje de concreto armado que está sendo construída tem 18 centímetros de espessura e cada metro quadrado pesa cerca de 450 quilos. A cobertura da galeria é feita com placas concretadas que pesam em média cerca de 6 toneladas cada. Por isto, para suportar a nova estrutura, as paredes laterais da galeria estão sendo reforçadas com pilares verticais e vigas horizontais, tudo feito de concreto armado de alta resistência.
Vale lembrar que a Rua da Felicidade, também conhecida como Rua da Vala ou Rua da Malária, a execução da obra é complexa devido às chuvas ocasionais e também pelo constante curso do esgoto, o que obriga a um serviço constante de bombeamento para baixar o nível do fluxo. Neste caso, o canal é parcialmente segmentado com barreiras imóveis para realização da drenagem, para que as equipes da Prefeitura possam trabalhar na construção das paredes laterais e nas armações de aço para a instalação da laje.
No bairro da Liberdade, mais precisamente no canal que percorre toda a extensão da Vila Sésamo, Rua da Galeria e Promorar, próximo à Avenida Quarto Centenário, desembocando na área de mangue daquela região, a Prefeitura tem realizado um trabalho de cobertura com placas de concreto, em um trecho de aproximadamente 400 metros de extensão.
O serviço de está em fase de acabamento na primeira etapa, que vai da Vila Sésamo até a Rua da Galeria, com o selamento das placas de concreto com cimento. O próximo passo é a pavimentação e serviços drenagem superficial (sarjetas, meios-fios).
Vale lembrar que, por meio do programa São Luís em Obras, o bairro Liberdade já foi contemplado com a implantação de mais de 14 km de asfaltamento. Bairros adjacentes como Camboa e Diamante foram contemplados, com o asfaltamento de ruas e avenidas e a construção da praça da Vila Bangu, na Camboa, que está em andamento.
Nesta área também foi feita a urbanização do espaço antes conhecido como Praça do Jumento, transformado em duas praças (Praça Carlos Chaib e Praça da Camboa). A área, antes degradada, ganhou paisagismo, playground, calçadas, rampas de acesso, canteiros, academia ao ar livre e outros equipamentos.
SÃO LUÍS EM OBRAS
Por meio do programa São Luís em Obras, a gestão do prefeito Edivaldo tem avançado por toda a cidade com centenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de drenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, entre outras, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.
Além disso, estão sendo realizados serviços de drenagem profunda e superficial, que serão seguidas de pavimentação e outras melhorias, em regiões estratégicas como Jardim São Cristóvão, Divineia, Santa Bárbara e também na área Itaqui-Bacanga, além de localidades da zona rural como Tibiri, Tiribirizinho e Rio do Meio; Recanto Verde e Vila Itamar; Vila Sarney, Vila Industrial e Vila Nova República.
Nenhum comentário:
Postar um comentário