window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

terça-feira, 28 de julho de 2020

Bairros João Paulo e Liberdade recebem da Prefeitura de São Luís obras de drenagem e pavimentação

Ações como construção de galerias e tubulações de drenagem profunda, limpeza, desobstrução e cobertura de canais estão mudando a realidade dos moradores; serviços integram o programa São Luís em Obras, o maior da história da capital

A- A+ Tamanho da  
Bairros João Paulo e Liberdade recebem da gestão do prefeito Edivaldo investimentos robustos em obras de drenagemPor meio do programa São Luís em Obras, a Prefeitura de São Luís está avançando com o cronograma de construção de galerias e tubulações de drenagem profunda, limpeza, desobstrução e cobertura de canais em pontos estratégicos dos bairros João Paulo e Liberdade, onde são constantes os problemas causados pela forte enxurrada e valas a céu aberto. As obras visam promover condições mais dignas de mobilidade e acessibilidade às comunidades, além de garantir a fluidez do trânsito e mais qualidade de vida para os moradores dessas regiões. Os bairros também foram contemplados com serviços de pavimentação de vias. 
“Entre as centenas de frentes de trabalho do São Luís em Obras, atualmente, temos uma atenção especial com a execução de drenagem e cobertura de galerias, atendendo demandas antigas de comunidades que convivem há décadas com problemas de valas e canais em suas ruas, esgoto a céu aberto. Desta forma, estas localidades voltam a ter condições de tráfego e as famílias que vivem ao entorno poderão sair às ruas com mais tranquilidade, na certeza de que poderão contar com um equipamento público renovado, adequado aos tempos atuais e seguro”, destacou o prefeito Edivaldo. 
No bairro João Paulo, mais precisamente na Rua da Felicidade, a Prefeitura de São Luís está realizando um amplo trabalho de recuperação e readequação da via. A laje de concreto armado já está pronta em um trecho de aproximadamente 65 metros de extensão. O objetivo da obra é cobrir todo o trecho de 420 metros da rua que, atualmente, é uma vala aberta em muitos pontos, com pontes improvisadas em vários trechos.
“Todas as casas desta rua são construídas cerca de 80 centímetros e até um metro acima do nível da rua, pois toda vez que chove o canal transborda, causando alagamentos em muitos pontos. Esperamos que esta obra fique boa e que ajude a resolver o problema, pois estamos vendo o trabalho evoluir dia após dia, o pessoal da Prefeitura construindo esta laje de concreto que parece ser bastante firme”, ponderou Geralda Maria Pantaleão Sousa, que mora no local há 48 anos.
A laje de concreto armado que está sendo construída tem 18 centímetros de espessura e cada metro quadrado pesa cerca de 450 quilos. A cobertura da galeria é feita com placas concretadas que pesam em média cerca de 6 toneladas cada. Por isto, para suportar a nova estrutura, as paredes laterais da galeria estão sendo reforçadas com pilares verticais e vigas horizontais, tudo feito de concreto armado de alta resistência.
Vale lembrar que a Rua da Felicidade, também conhecida como Rua da Vala ou Rua da Malária, a execução da obra é complexa devido às chuvas ocasionais e também pelo constante curso do esgoto, o que obriga a um serviço constante de bombeamento para baixar o nível do fluxo. Neste caso, o canal é parcialmente segmentado com barreiras imóveis para realização da drenagem, para que as equipes da Prefeitura possam trabalhar na construção das paredes laterais e nas armações de aço para a instalação da laje.
LIBERDADE
No bairro da Liberdade, mais precisamente no canal que percorre toda a extensão da Vila Sésamo, Rua da Galeria e Promorar, próximo à Avenida Quarto Centenário, desembocando na área de mangue daquela região, a Prefeitura tem realizado um trabalho de cobertura com placas de concreto, em um trecho de aproximadamente 400 metros de extensão.
O serviço de está em fase de acabamento na primeira etapa, que vai da Vila Sésamo até a Rua da Galeria, com o selamento das placas de concreto com cimento. O próximo passo é a pavimentação e serviços drenagem superficial (sarjetas, meios-fios).
Vale lembrar que, por meio do programa São Luís em Obras, o bairro Liberdade já foi contemplado com a implantação de mais de 14 km de asfaltamento. Bairros adjacentes como Camboa e Diamante foram contemplados, com o asfaltamento de ruas e avenidas e a construção da praça da Vila Bangu, na Camboa, que está em andamento.
Nesta área também foi feita a urbanização do espaço antes conhecido como Praça do Jumento, transformado em duas praças (Praça Carlos Chaib e Praça da Camboa). A área, antes degradada, ganhou paisagismo, playground, calçadas, rampas de acesso, canteiros, academia ao ar livre e outros equipamentos.
SÃO LUÍS EM OBRAS
Por meio do programa São Luís em Obras, a gestão do prefeito Edivaldo tem avançado por toda a cidade com centenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de drenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, entre outras, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.
Além disso, estão sendo realizados serviços de drenagem profunda e superficial, que serão seguidas de pavimentação e outras melhorias, em regiões estratégicas como Jardim São Cristóvão, Divineia, Santa Bárbara e também na área Itaqui-Bacanga, além de localidades da zona rural como Tibiri, Tiribirizinho e Rio do Meio; Recanto Verde e Vila Itamar; Vila Sarney, Vila Industrial e Vila Nova República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário