sábado, 9 de maio de 2020

Governador Flávio Dino anuncia rodízio de veículos e outras medidas

O governador Flávio Dino (PcdoB) fez o anúncio de novas ações de combate ao avanço da Covid-19, no Maranhão, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (8). Dentre as medidas estão o rodízio de veículos, antecipação de feriado e edição de medida provisória contra os bancos e que no dia 21 abrirá as atividades no comércio. Ele deixou a cargo da Justiça uma eventual decisão sobre a prorrogação do lockdown.
Flávio Dino iniciou a coletiva com uma mensagem do Dia das Mães e fez homenagens às mães que são profissionais da saúde e que estão na linha de frente no combate ao coronavíros e às mães que perderam seus filhos e filhas para a Covid.
O governador destacou o aumento dos casos da pandemia no interior do Maranhão e a ampliação do número de leitos em São Luís e interior, bem como o recebimento de novos respiradores. Ele lembrou que o Maranhão não enfrenta neste momento colapso na saúde e que vai acompanhar a situação dos leitos na rede privada.
Flávio Dino fez o balanço após os três primeiros dias de lockdown, nos quatro municípios da Regiào Metropolitana de São Luís e reagiu às críticas da medida adotada pelo governo do Maranhào por conta de uma determinação da Justiça.
“Ouço críticas de pessoas que acham que iríamos promover algo igual ao regime penitenciário, mas isso não faz nenhum sentido.  A Polícia está autorizada a adotar todas as medidas, mas isso apenas em último caso. Tanto a medida é exitosa que outras cidades brasileiras estão seguindo o exemplo do Maranhão. Neste particular quero agradecer a adesão da população que está colaborando com as medidas, basta ver a reduc’ào no fluxo de veículos e de pessoas no transporte público. Nós teremos a redução da ladeira que será mais inclinada com o efeito do lockdown”, afirmou.
O governador apontou ações em todas as regiões do Maranhào no combate à Covid.
“Estamos atentos à situação em todos as regiões do Maranhão. Eu não sou governador somente da Ilha, sou governador de todo o Maranhão e estamos garantindo apoio às redes municipais em todas as regiões do Maranhão”, disse.
Flávio Dino anunciou uma medida provisória aumentando as multas contra os bancos.
“Estou hoje editando uma medida provisória aumentando as multas para os bancos que não estão querendo obedecer as normas sanitárias. Essa medida provisória será publicada ainda nesta sexta-feira para entrar em vigor na segunda-feira com a fiscalização do Procon”, disse.
O governador antecipou o feriado de 28 de junho para ampliar o período do lockdown. E deixou a cargo da Justiça uma eventual prorrogação da medida.
“Nós estamos trabalhando com o cenário que não haja prorrogação. Como o lockdown termina numa quinta-feira (14) decretei feriado dia 15 (sexta-feira). Eu estou antecipando o feriado de 28 de julho para o dia 15, mantendo a restrição de entrada e saída da ilha no ferry-boat e BR-135”.
Flávio Dino anunciou o rodízio de placas de veículos a partir de segunda-feira (11) com circulação dos veículos de placas ímpar, com excessão dos profissionais de serviços essenciais. Na terça e quinta, circularão os veículos de placas pares e finalizou afirmando que no dia 21 de maio abrirá as atividades no comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário