terça-feira, 14 de abril de 2020

Flávio Dino anuncia novas obras para ampliação do número de leitos exclusivos para pacientes com a Covid-19


O governador Flávio Dino anunciou, nessa segunda-feira (13), novas obras para ampliação do número de leitos exclusivos para a assistência a pacientes com a Covid-19. 

Os novos leitos serão abertos no Hospital do Servidor, no Hospital Nina Rodrigues e no prédio anexo à Unidade Mista do Bacanga, de gestão municipal. As obras estão sendo executadas pelas Secretarias de Estado de Governo (Segov) e da Saúde (SES).

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, todas as medidas estão sendo tomadas para agilizar a entrega desses leitos. 

“Não mediremos esforços para combater a pandemia. Em todo estado, estamos correndo contra o tempo para aumentar ainda mais a cobertura da rede pública de saúde. São Luís é o atual foco da pandemia no Maranhão, por isso, estamos nos mobilizando para disponibilizar mais leitos para a população”, disse.

No Hospital do Servidor, as obras já começaram a ser executadas. Em três turnos, de domingo a domingo, as equipes trabalham na criação de 52 leitos. Um andar inteiro da unidade de saúde será destinado ao atendimento dos casos moderados do novo coronavírus.

Já no Hospital Nina Rodrigues, será criado um anexo, com 50 novos leitos, que também atenderão casos moderados da Covid-19. O espaço terá acesso exclusivo, urbanização externa completa, com novas vagas de estacionamento, acessibilidade, ampliação da rede elétrica e hidráulica. A obra também seguirá em regime ininterrupto de 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana, dentro da legislação trabalhista vigente. A previsão é que a obra seja entregue em menos de 30 dias.

Uma parceria entre o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís também irá viabilizar a criação de novo leitos de enfermaria para casos moderados do novo coronavírus. O município vai ceder o espaço anexo à Unidade Mista do Bacanga e o Estado irá realizar a obra de adequação e instalação dos leitos que darão suporte à Unidade de Pronto Atendimento do Itaqui-Bacanga.

O secretário da Segov, Diego Galdino, lista também outras obras que estão sendo realizadas para assistência aos pacientes com Covid-19. 

“Dando continuidade às obras de ampliação da rede estadual de saúde, a Secretaria de Estado de Governo está reformando o quinto andar do Hospital HCI, que fica no Angelim, para ampliar a sua capacidade. Temos obras em andamento para atender a população também no Laboratório Central do Maranhão (Lacen-MA) e Hospital Macrorregional de Caxias. É um trabalho que faz parte de um conjunto de ações para o combate à pandemia no Maranhão”, explica.

Obras entregues


Duas grandes obras já foram concluídas e entregues pelo Governo do Maranhão à rede de saúde da capital. No Hospital Genésio Rêgo, foram mais 52 leitos para o enfrentamento ao novo coronavírus, o hospital dá suporte a outras unidades de saúde e está funcionando 24 horas por dia. Foi entregue também o Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), que conta com leitos destinados exclusivamente para os cuidados com pacientes diagnosticados com o vírus.

Com informações do Gilberto Lima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário