domingo, 12 de abril de 2020

SAMU de Paço do Lumiar totalmente reabastecido com materiais hospitalares e EPI’


O SAMU de Paço do Lumiar continua realizando atendimentos. Com recursos próprios a Prefeitura reabasteceu o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no último dia 30 de março, disponibilizando vários materiais hospitalares e EPI’s para serem utilizados durante os atendimentos.
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Paço do Lumiar disponibilizou para a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município a quantidade de 30 balões de oxigênio (Dispositivo BVM) adulto e 15 balões de oxigênio (Dispositivo BVM) infantil, 100 máscaras concentradoras de oxigênio adulto e 50 máscaras concentradoras de oxigênio infantil, 50 borrachas de aspiração em silicone de 2 metros cada, 30 frascos redutor de aspiração, tubo endotraqueal com cuff tamanhos de 5 a 8.5 FR (50 unidades de cada), sonda de aspiração traqueal nos tamanhos de 8 a 18 FR (100 unidades de cada), 100 cateter de oxigênio tipo óculos, 04 aspiradores de secreção portátil, 1.000 máscaras N95, 1.000 aventais descartáveis impermeáveis e 100 óculos de proteção.
Também foi entregue ao SAMU a quantidade de 30 ressuscitadores manuais, 05 ressuscitadores manuais infantis, 30 tubos em silicone translúcido e 04 aspiradores de secreção.
A Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar também montou e entregou kits especiais para atendimentos, equipando inclusive as ambulâncias. Cada kit conta com aventais descartáveis manga longa, gorros descartáveis, lençóis descartáveis, máscaras cirúrgicas descartáveis, álcool gel 70% e luvas de procedimentos descartáveis.
“Por determinação da Prefeita em exercício, Paula Azevedo, após a aquisição dos materiais, que são indicados pelo Ministério da Saúde, nós montamos esses kits para que os profissionais pudessem trabalhar com segurança e excelência.”, pontuou a Secretária Municipal de Saúde, Soraya Santana.
Hoje, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Paço do Lumiar conta com duas ambulâncias em pleno funcionamento e 39 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de ambulâncias.
A Prefeita em exercício, Paula Azevedo, comentou que os investimentos na saúde fazem parte das ações que o município vem planejando nos últimos meses.
“É importante destacar que estamos trabalhando de forma planejada. Garantimos a manutenção dos atendimentos no SAMU e nas UBS’s com reforço na triagem e entrega de EPI’s para os profissionais. Os materiais foram adquiridos com recursos próprios. Nos próximos dias iremos iniciar a execução de ações assistenciais com o objetivo de prevenir o coronavírus no município de Paço do Lumiar.”,finalizou a Prefeita Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário