A diretora Geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Larissa Abdalla Britto, e o prefeito de Carolina, Erivelton Teixeira, assinaram na quarta-feira (19), o convênio para a Operacionalização do Trânsito do município. O encontro aconteceu na sede do Detran-MA, na Vila Palmeira, e contou com a participação do Diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Carolina, Carlos Paulo de Souza.
O município, localizado na Região Sul do Maranhão, possui atualmente uma frota de 7.043 veículos, segundo dados do Detran-MA. Carolina está integrada ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), tendo assumido responsabilidades conjuntas pelo planejamento, projeto e operação de trânsito, além de desempenhar tarefas de sinalização, educação, fiscalização e aplicação de penalidades.
Larissa Abdalla explicou que o Detran-MA tem auxiliado os municípios na implantação do sistema de Operacionalização de Trânsito, o que contribui, para a organização viária, redução de irregularidades e acidentes de trânsito.
“Nós apoiamos as prefeituras para que elas possam atuar corretamente nos serviços de trânsito de suas cidades, oferecendo mais segurança à população. Com o convênio, o município passa a ter autonomia para desenvolver suas próprias ações no trânsito”, destacou a Diretora.
Com o convênio de operacionalização o Detran-MA disponibiliza capacitação para os agentes de trânsito, treinamentos para os funcionários que irão operar o Sistema de Informática do Órgão, além do envio de material educativo, dentre outros.
Para o prefeito de Carolina, o convênio é um grande avanço para o município. “Estamos trabalhando nesse processo desde 2017, quando assumimos e, hoje, nós celebramos essa parceria que só trará benefícios para a nossa cidade, gerando mais segurança nas vias