Os princípios fundamentais da constituição garantem a dignidade da pessoa humana e, dentre os direitos assegurados estão à vida, à cultura e ao lazer. E disso, o Coletivo Com Cuxá entende. A estação de lazer do projeto Inclusive, Praia!, que possui múltiplos recursos acessíveis está de volta à programação litorânea e repleta de novidades.
A estação de lazer, na Praia do Caolho, localizada na Avenida Litorânea, próximo à descida do Barramar, é acessível e equipada por cadeiras anfíbias para banhos assistidos (opção para pessoas com deficiência física e baixa mobilidade terem acesso ao banho de mar), jogos adaptados, piscinas, brinquedos, com área de vivência e socialização com atividades de lazer e cultura na beira da praia.
Com este projeto o esporte, cultura, inclusão são garantidos e gratuitos, tudo à beira mar! Esta é a proposta do Projeto Inclusive Praia, que retornou à programação de lazer, das 9h às 17h. Esta edição terá duração de 1 ano, todos os domingos e em uma sexta-feira a cada mês, para atendimento exclusivo das instituições que trabalhem com o atendimento de pessoas com deficiência, que não têm possibilidade de participação aos domingos.
Aberto a todos os públicos, o “Inclusive, Praia!”, é uma grande opção de lazer aos que queiram se divertir com amigos e família e ter a oportunidade de conhecer de perto essas formas de lazer voltadas para as pessoas com deficiência. O projeto, que realizou sua primeira edição em 2017, é financiado com recursos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, com apoio do Governo do Maranhão (Sedel e Sedihpop), Equatorial Energia Maranhão e Grupo Mateus.
“O projeto, além de ser lindo e inovador, cumpre perfeitamente o seu papel de trazer mais acessibilidade para as pessoas com deficiência, oferecer lazer em um local que parece de todos (a praia), mas agora sim está adaptado a todos, porque todos querem e têm direito, Inclusive à Praia!” destaca Jeane Pires, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Energia Maranhão.
Alessandra Pajama, produtora cultural e especialista em acessibilidade, relata que o Inclusive, Praia! “É um espaço plural de lazer, e este projeto permite que todos os públicos tivessem reais condições de desfrutar de diversos tipos de lazer em um ambiente com múltiplos formatos acessíveis. Este projeto tem valor humano! ”.
Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.