quarta-feira, 30 de outubro de 2019


Prefeito Eudes Sampaio e IBGE promoveram 1ª Reunião de Planejamento do Censo 2020 



reunião com diretor do IBGE

A Prefeito de São José de Ribamar Eudes Sampaio e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promoveram na tarde desta quarta-feira (23) a 1ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020. O encontro realizado no Salão do Turismo, na sede teve como objetivo discutir e apresentar formatos do trabalho de coleta de dados realizados pelo Instituto, bem como logística e equipes de trabalho compostas pelas comissões municipais de estatística.
Além do prefeito Eudes Sampaio, participaram do evento o chefe geral do Ibge, Marcelo Virgínio de Melo e o coordenador de área do Censo 2020, João Marcio Fernandes que proferiu uma palestra expositiva sobre objetivos e composição de trabalhos para a realização do Censo no ano que vem. 
O prefeito Eudes Sampaio chamou a atenção para a importância destas reuniões assim como do conhecimento por parte das equipes técnicas da Prefeitura, de modo a colaborar e favorecer a realização da coleta de dados de forma célere, diligenciando os dados asseguradamente. “É muito importante para nós ouvirmos o que será exposto através dos representantes do IBGE, que trarão informações valorosas sobre a realização do Censo e instruirão as equipes de trabalho que irão atuar no município”, destacou Eudes Sampaio.
O Censo Demográfico realizado pelo Ibge ocorre a cada dez anos em todo o país. Em 2020, será composto por um questionário básico, a ser aplicado em cerca de 71 milhões de domicílios, e que conta com nove blocos, subdivididos em 26 questões. O Segundo questionário da amostra, mais detalhado, tem 17 blocos, subdivididos em 76 questões e será aplicado em cerca de 7,1 milhões domicílios particulares permanentes do país. O Censo 2020 vai pesquisar, entre outros, temas como características dos domicílios, identificação étnico-racial, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento.
Para o chefe geral do Ibge, Marcelo Virgínio de Melo o trabalho de colaboração entre o Instituto e o governo municipal é essencial para a realização sólida do Censo. “Essa reunião é justamente para discutir sobre as comissões municipais e o planejamento para o Censo demográfico, mas o caráter fiscalizador e de apoio do ponto de vista de estrutura e logística do Censo continua”, observou Marcelo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário