quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Prefeito Edivaldo estimula ambiente de negócios em São Luís com adesão ao Programa Cidade Empreendedora

Programa desenvolvido pelo Sebrae vai possibilitar impulsionamento do empreendedorismo na capital com ações que simplificam burocracias para abertura de novos empreendimentos e estimulam a formalização dos existentes

Prefeito Edivaldo estimula ambiente de negócios em São Luís com adesão ao Programa Cidade Empreendedora
O prefeito Edivaldo Holanda Junior assinou, na tarde desta terça-feira (1º), o contrato de adesão ao programa Cidade Empreendedora. O programa é desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem como objetivo transformar o ambiente de negócios da cidade com implantação de políticas de desenvolvimento de eixos estratégicos. A assinatura do contrato integra as políticas de capacitação e incentivo ao empreendedorismo desenvolvidas na gestão do prefeito Edivaldo.
O programa oferece três pacotes - Essencial, Premium e Ultimate - com 16, 26 e 33 soluções, respectivamente, que podem ser contratadas pelo poder público, conforme as necessidades dos municípios. São Luís contratou o pacote Ultimate, o mais completo, com mais eixos de trabalho a serem desenvolvidos. O contrato de adesão terá duração de 18 meses. Diversas secretarias serão alcançadas com as ações de capacitação e consultoria, como as secretarias municipais de Fazenda; de Urbanismo e Habitação; de Saúde; Meio Ambiente e, de maneira acentuada, nas ações de compras governamentais e agentes de desenvolvimento.
No ato de assinatura do contrato, o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado do secretário municipal de Planejamento, José Cursino Raposo, entre outros secretários e representantes de órgãos municipais, destacou a importância de mais esta parceria firmada em sua gestão. “O programa irá permitir a execução de ações efetivas de educação empreendedora, capacitando os empreendedores de nossa cidade e incentivando a abertura de novos negócios, garantindo desenvolvimento econômico. O incentivo ao empreendedorismo tem sido uma das políticas de minha gestão por meio de diversas ações que já nos levaram a vencer por duas vezes o programa Prefeito Empreendedor do Sebrae, no Maranhão”, afirmou o gestor municipal.
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho de Sousa, explicou que o programa se divide em oito pontos chave que visam acelerar o desenvolvimento em cada município que adere à iniciativa. “A princípio iríamos atender apenas a sete municípios maranhenses, mas a procura foi grande e ampliamos para 12. São Luís foi uma das primeiras cidades a garantir uma vaga já neste primeiro ciclo. Os avanços tecnológicos e a crise econômica afetam diretamente a contratação de mão de obra, por isso, é importante capacitar as pessoas e incentivá-las desde cedo a serem empreendedores, pois isto fortalece a economia e o desenvolvimento das cidades”, afirmou.
O secretário municipal de Planejamento, José Cursino Raposo, que irá coordenar as ações do programa junto às demais secretarias atendidas, informou que a partir deste programa serão ampliadas as oportunidades de negócios na cidade. “O empreendedorismo é uma área na qual as gestões municipais costumam fazer poucos investimentos, mas o prefeito Edivaldo sempre entendeu a importância de fortalecer o pequeno empreendedor e vem desenvolvendo várias ações de incentivo à abertura de novos negócios e a formalização dos já existentes. Este programa vai fortalecer este trabalho”, disse.
PACOTE DE SOLUÇÕES
O pacote de soluções a que São Luís aderiu oferece um atendimento integrado de gestão abrangendo os eixos Desburocratização, Atores do Desenvolvimento, Sala do Empreendedor, Compras Públicas, Educação Empreendedora, Pesquisa e Planejamento Estratégico, Plano de Desenvolvimento Econômico e Mapeamento de Oportunidades.
Ou seja, as soluções serão no sentido da ampliação de serviços, auxiliando os empreendedores locais com informações sobre legislação e consultorias, eliminando burocracias com vistas a facilitar processos de aberturas de empresas. A partir destas medidas, a Prefeitura de São Luís pretende aperfeiçoar o ambiente de negócios para, com isso, atrair novos empreendimentos.
ESTRATÉGIA
As 33 soluções propostas pelo programa Cidade Empreendedora estão voltadas para a maior participação do microempreendedor e do pequeno empresário no programa Compras Governamentais do governo municipal. No município ainda serão implantados projetos de Educação Empreendedora, com ações como o Crescendo e Empreendendo, que poderá ser desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) por meio da capacitação dos professores e a inclusão do conteúdo na base curricular, incentivando desde cedo a visão empreendedora nos alunos da rede municipal.
Outra ação proposta pelo programa é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que poderá ser executado pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) para incentivar os jovens na prática do empreendedorismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário