A “Feira Vida e Saúde” movimentou o hall de entrada da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), na manhã desta quarta-feira (30), com dicas sobre a importância da alimentação adequada e de atividades físicas regulares para uma vida saudável e equilibrada. A orientação, prestada por profissionais da área, faz parte da Campanha Outubro Rosa, de prevenção e combate ao câncer de mama, promovida pela Diretoria de Saúde da Casa, em parceria com o Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema).
Segundo Katyane Vasconcelos, coordenadora de Enfermagem da Diretoria de Saúde, a ideia é intensificar os trabalhos em prol da prevenção da saúde dos servidores da Alema.
“São várias atividades para que os participantes interajam, aprendam e tragam o conhecimento prático para si, para que possa haver uma maior promoção e prevenção de saúde. Para isso, equipes dão orientações de um modo geral sobre alimentação, atividade física, repouso, entre outros temas relacionados à saúde”, frisou a enfermeira.
Stands
A feira, dividida em stands, conta com a apresentação de oito remédios disponíveis na natureza, entre eles, luz solar, ar puro, água, nutrição saudável, exercício físico, descanso e confiança em Deus. Também estão sendo apresentadas a importância da água saborizada, sucos e shakes para uma nutrição saudável. Além disso, a ação está disponibilizando ainda aferição de pressão arterial, testes de glicemia e biopedância.
Para a nutricionista Simone Pereira, responsável pelo stand de águas saborizadas, é uma boa oportunidade para chamar a atenção, não só dos servidores, mas da população em geral. “Viemos trazer uma mensagem de saúde para a comunidade e população em geral sobre a nutrição saudável, que está diretamente ligada à função dos alimentos e que contribui para diminuir a incidência do câncer ou até mesmo evitar, por exemplo”, explicou.
Palestra
Ainda como parte da Feira Vida e Saúde, a enfermeira e mestre em Saúde Pública, Eugênia Silvia, ministrou a palestra “Prato Limpo – Sabores e Técnicas para Viver Saudável”, no Plenário Gervásio Santos, com orientações sobre boas escolhas alimentares.
“Nosso objetivo é tentar ensinar para as pessoas e conscientizá-las de que o prato dela precisa estar limpo. Precisam aprender a prevenir que as doenças cheguem e, para isso, precisam se nutrir com os nutrientes necessários Nossa intenção é ensinar a mudança de hábitos alimentares, para que nem chegue a adoecer ou não faça tratamento”, explicou Eugênia.
Carreta da Mulher
Em outra ação paralela à Feira, os atendimentos continuam na Carreta da Mulher, estacionada ao lado do prédio do Complexo de Comunicação. No consultório móvel disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Ses) estão sendo realizados exames preventivos de mamografia, até esta quinta-feira (31).
Para fazer o exame é necessário estar com a APAC (Documento emitido pela Diretoria de Saúde), cópia do cartão do SUS, RG ou outro documento de identidade, além de comprovante de endereço.