window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Alunas do programa Dançando e Educando se apresentam na Semana da Criança do Teatro Arthur Azevedo

A apresentação das crianças corrobora com os objetivos do programa de iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, que surgiu para dar a alunos da rede municipal de Ensino a oportunidade de se desenvolverem através da dança

Alunas do programa Dançando e Educando se apresentam na Semana da Criança do Teatro Arthur AzevedoCom uma coreografia que ressalta o meio ambiente marinho, sensibilizando o público para o cuidado com a natureza, alunas do programa Dançando e Educando, da Prefeitura de São Luís, se apresentaram na noite de quinta-feira (10) durante a programação da Semana da Criança do Teatro Arthur Azevedo. A apresentação das crianças no evento corrobora com os objetivos do programa de iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, que surgiu para dar a alunos da rede municipal de Ensino a oportunidade de se desenvolverem através da dança.
A primeira-dama de São Luís e madrinha do programa Dançando e Educando, Camila Holanda, acompanhou a apresentação das alunas no Teatro Arthur Azevedo. “Esse é um programa pioneiro da gestão do prefeito Edivaldo. A gente oferece não só as aulas de ballet, mas também a oportunidade delas mostrarem o que têm aprendido. É um programa que favorece a inclusão social e possibilita que as crianças desenvolvam uma série de habilidades junto com a consciência corporal proporcionada pela dança”, contou a primeira-dama.
Oito alunas, representando as demais crianças do programa, se apresentaram na Semana da Criança na “Mostra de Coreografias Infantis”, da qual também participaram crianças de diversas escolas de dança da cidade. Durante a mostra, as alunas apresentaram as coreografias intituladas Lulas e Golfinhos, trechos do espetáculo Planeta Azul, apresentado no ano passado pelas crianças do programa. As coreografias foram criadas com o objetivo de sensibilizar o público sobre a preservação e o cuidado com o meio ambiente marinho.
A bailarina e professora do Dançando e Educando, Débora Buhatem, destacou que as experiências de se apresentarem em público têm contribuído com o desenvolvimento das crianças. "Elas têm crescido junto com o programa. Para elas, estar em um teatro como este, com esta estrutura, é maravilhoso. Elas já passaram por este palco, e hoje já se sentem mais tranquilas para se apresentarem", disse a professora.
No primeiro dia de programação da Semana da Criança, que acontece nos dias 10, 11 e 12 de outubro, também se apresentaram no palco do Teatro Arthur Azevedo companhias e escolas como o Núcleo de Arte da Ilha, o Núcleo Arte Educação, a Cia Suelma Pithon de Dança do Ventre Teen, a Rede de Academias Bodytech, o Studio Luzia Aureliano, o Prodanz, a Escola de Dança Expressar, e muito mais.
EMOÇÃO
As apresentações emocionaram as mães que foram prestigiar as crianças. "É muito lindo ver a minha filha dançando em um teatro como esse. Estar ao lado dela e vê-la realizando um sonho, não tem preço. Estou muito feliz", disse Ana Guimarães, mãe de Yasmin. "Achei tudo maravilhoso. Elas estavam lindas e felizes, isso é o que mais importa", completou Euzelina Viana, mãe de Marcela.
As crianças também se divertiram ao executarem uma coreografia bastante ensaiada durante as aulas. "É preciso ter muita dedicação e responsabilidade. Alguns movimentos são muito difíceis, mas a gente ensaia bastante até conseguir fazer bonito", afirma, Sâmia Thaila Pereira, de 11 anos que dançou a coreografia "Lulas". Quem também se apresentou foi Alana da Silva, 10 anos. "Quando eu danço eu me sinto muito bem e muito feliz. Não é a primeira vez que a gente se apresenta e isso deixa a gente menos nervosa", acrescentou Alana.
DANÇANDO E EDUCANDO
O Programa "Dançando e Educando" favorece a inclusão social, por contribuir para formação educacional e cidadã e o desenvolvimento das crianças. Com as atividades, são contempladas crianças de escolas da rede pública municipal e as aulas são realizadas na Creche Maria de Jesus Carvalho, pela bailarina Débora Buhatem e pela professora Milliane Moreira. A ação é executada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e conta com apoio das secretarias municipais de Saúde (Semus), Criança e Assistência Social (Semcas) e Segurança Alimentar (Semsa).
Todo o fardamento e demais acessórios - collant, sapatilha e meia - são garantidos gratuitamente pela Prefeitura às alunas. Anualmente, as crianças do programa se preparam para espetáculos que são apresentados como encerramento do ano letivo. O espetáculo 'Para Ler e Dançar' foi a primeira apresentação pública das alunas, realizada em dezembro de 2017 e, no ano passado, o espetáculo teve como tema 'Planeta Azul'. Para 2019 nova apresentação esta prevista para acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário