window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Gestão do prefeito Edivaldo Holanda comemora 12 anos da Defesa Civil de São Luís

O trabalho segue as diretrizes da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior e é realizado por meio dos Núcleos Comunitários da Defesa Civil (NUCDCs)

Gestão do prefeito Edivaldo comemora 12 anos da Defesa Civil de São LuísNesta terça-feira (6), a Defesa Civil de São Luís completou 12 anos de fundação. Criada por meio da Lei n. 4.818, de 19 de julho de 2007, o serviço que tem por lema "A Defesa Civil somos todos nós", atua nas fases de prevenção, resposta e reconstrução de cenários de desastres naturais ou provocados, além de orientar a população a como agir em possíveis momentos de riscos envolvendo a comunidade. O trabalho segue as diretrizes da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior e é realizado por meio dos Núcleos Comunitários da Defesa Civil (NUCDCs), ligados à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc).
Em 2019, o serviço atendeu mais de 500 ocorrências durante o período chuvoso em São Luís, não tendo sido registrado qualquer episódio com vítimas ou mesmo pessoas feridas. Fato registrado justamente por conta da atuação preventiva da Prefeitura de São Luís, que realiza um trabalho permanente de monitoramento das áreas de risco da capital durante todo o ano, e do trabalho voluntário dos Núcleos Comunitários da Defesa Civil, criados na Gestão do prefeito Edivaldo.
"O trabalho dos agentes da Defesa Civil, que são sempre incansáveis, resulta na preservação integral da vida. Por isso, sempre estamos promovendo ações de prevenção de desastres, garantindo através dos nossos agentes a agilidade e o atendimento capacitado para assistência em situações de emergência", destaca o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro.
Para a superintendente da Defesa Civil do Município, Elitânia Barros, a missão do serviço é contribuir com o bem-estar da população. "Atendemos uma média de 400 ocorrências por ano e nossos agentes atuam com compromisso, atendendo as comunidades, que sempre são nossas parceiras, especialmente nos momentos de crise", declara.
RECONHECIMENTO
O trabalho da Defesa Civil ganha reforço com a atuação de instituições como a Cruz Vermelha, que reconhece o importante papel do órgão na sociedade. "O trabalho dos homens e mulheres que fazem parte da Defesa Civil é espetacular, por isso mantemos uma parceria permanente com a Prefeitura, por meio da Semusc", destacou o presidente da Cruz Vermelha no Maranhão, Carlos Rangel.
A presidente do NUCDCs da Salinas Sacavém, Maria Aparecida de Figueiredo, falou sobre o trabalho da Defesa Civil na comunidade. "Na época das chuvas, sempre que acontece qualquer situação de emergência entre os moradores, é para eles que ligamos pedindo orientação e ajuda, algo que sempre recebemos com muito carinho por esses agentes guerreiros", destacou.
Representante do NUCDCs do Túnel do Sacavém, a moradora Sônia Maria Ribeiro reconheceu a importância do serviço. "A cada passo que damos, tudo o que fazemos na comunidade é, em parte, em parceria com a Defesa Civil, que além de nos ajudar na época da chuva, passam o ano desenvolvendo trabalhos de monitoramento e ações sociais para benefício dos moradores", relatou.
Atualmente há NUCDCs implantados nos bairros Sá Viana, Túnel do Sacavém, Quintas dos Machados, Vila Lobão e Vila Conceição, Vila Dom Luís, Vila Romário, Geniparana, comunidade Zé Reinaldo Tavares e em breve no João de Deus. "O objetivo maior é capacitar a comunidade na Gestão de Risco. O Núcleo é um elo entre o poder público é a sociedade, pois quem chega primeiro no desastre é a própria comunidade. Os núcleos só podem ser implantados com a permissão dos próprios moradores. Fazemos o convite e normalmente eles são bem receptivos e aceitam participar das reuniões", informa a superintendente da Defesa Civil, Elitânia Barros.
As reuniões da Defesa Civil para implantação dos núcleos acontecem na comunidade normalmente através da liderança comunitária. Durante os encontros é proposta uma eleição dos membros dos NUCDCs e, após a escolha, os eleitos atuam como voluntários da Defesa Civil, o que também atende a uma diretriz da Defesa Civil Nacional.
HISTÓRICO
A Superintendência de Defesa Civil de São Luís só foi denominada assim após uma reestruturação que também abrangeu a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, por força da Lei n 5.077, de 27 de abril de 2009. Antes, era designada Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e foi criada por meio da Lei n. 4.818, de 19 de julho de 2007, época em que o Governo Federal concedeu legitimidade aos Municípios, através da Lei Federal n. 5.376, de 17 de fevereiro de 2005, para criar as Defesas Civis Municipais.
A Defesa Civil Municipal é responsável por elaborar e executar as políticas de prevenção e minimização de desastres e também a identificação e o mapeamento das áreas de risco da Capital, além de elaborar o Plano de Contingência e atuar nas ações de resposta e assistência às vítimas de desastres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário