window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Centro de São Luís ganha mais movimento e comércio se fortalece com ações de revitalização e programação cultural

Praças e logradouros públicos revitalizados pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís atraem visitantes e turistas levados pela beleza dos espaços e por programações como o Férias Culturais, iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo que inicia edição 2019 neste domingo (07) na Feirinha

Cartão-postal de São Luís, Praça Pedro II foi revitalizada e atrai visitantes que usam o local como cenário para fotosO movimento no Centro Histórico de São Luís tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. A assertiva é comprovada por frequentadores e comerciantes da área, que atribuem a alta no movimento aos investimentos que têm sido realizados na região central da cidade. O trabalho inclui a reforma de importantes logradouros, como o Complexo Deodoro, a Praça Pedro II e o Museu da Gastronomia, executados por meio de parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de São Luís. Além destas, outras ações de iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para a revitalização do espaço como a Feirinha São Luís, a promoção de São Luís como destino para visitação e os programas na área do turismo, como o Férias Culturais, que estimulam a reocupação do Centro Histórico. O aumento no movimento, além de importante para a divulgação da cultura local, favorece o comércio da região.
"O grande pacote de obras de revitalização do nosso Centro Histórico, o maior dos últimos 30 anos, além de embelezar a cidade destacando seu rico patrimônio histórico, cultural e arquitetônico, impulsiona o comércio da região, gerando mais emprego e renda. Temos de mencionar ainda o incremento no turismo e o fortalecimento do sentimento de pertencimento da nossa população que cada vez mais tem redescoberto o Centro Histórico e suas potencialidades", diz o prefeito Edivaldo. 
Com uma programação cultural gratuita, a gestão do prefeito Edivaldo inicia neste domingo (7), mais uma edição do programa Férias Culturais. A largada para o evento será na Feirinha São Luís e a programação segue em diversos espaços do Centro Histórico até o dia 31 de julho. São apresentações que incluem eventos como o Sarau Histórico, Passeio Serenata, Roteiro Reggae, o Conheça São Luís e terá como novidades apresentações de blues, jazz e uma programação infantil.
Na Feirinha São Luís deste domingo, destaque para as apresentações do Tambor de Crioula Brilho de São Benedito, Grupo de Capoeira Malícia da Ilha e os shows de Emanuel de Jesus, Mix in Brazil e Soul Reggae. O local receberá a programação do Férias Culturais durante todos os domingos de julho.
Com o objetivo de resgatar a memória e a rica história de São Luís, além de promover e valorizar o Centro Histórico com apresentações musicais e teatrais, ocorre nos dias 10 e 24 de julho, o Sarau Histórico, que também integra as atividades do programa Férias Culturais. O evento acontecerá a partir das 19h, no Complexo Deodoro, espaço que foi amplamente requalificado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís. Atores caracterizados com roupas de época evocam o passado áureo da cidade, transmitindo uma sensação de nostalgia ao mesmo tempo de aprendizagem da história. 
Com a mesma proposta de promover um mergulho na história da cidade de São Luís por meio da representação de personalidades que marcaram a literatura e as artes, será realizado também como parte da programação do Férias Culturais o Passeio Serenata, nos dias 17 e 31 deste mês, com saída sempre às 19h da Praça Benedito Leite. Durante o Passeio Serenata, o público pode saber mais sobre os fatos que marcaram história da cidade, os principais nomes da literatura, da cultura e da política local. A concentração acontece na Praça Benedito Leite.
Também faz parte do programa Férias Culturais o Conheça São Luís, que acontece nos dias 11, 18 e 25 de julho. Com a ação, o objetivo é oferecer a turistas e ludovicenses a oportunidade de conhecer melhor a cidade, cada detalhe da nossa riqueza material e imaterial. No meio de rota pelas ruas do Centro Histórico, personagens como Ana Jansen e Daniel de La Touche surgem e contam histórias da antiga São Luís, ressaltando as mudanças que a cidade já passou e tudo que ela preserva até os dias atuais.
Já com o Roteiro Reggae, que será realizado no dia 16 de julho, o público é levado a conhecer o estilo musical que deu a São Luís o título de capital brasileira do reggae e Jamaica Brasileira. Pontos turísticos ou históricos que fazem referência ao reggae são o foco deste passeio. Os locais representativos para a evolução deste estilo na capital são apresentados ao público. Durante o passeio, grupos de dança do ritmo acompanham os visitantes dando um clima diferenciado ao evento cultural.
As ações do Programa Férias Culturais incluem ainda apresentações do Grupo de Choro Regional Tira-Teima, no dia 12, às 18h, na Praça Pedro II; e do Bom Tom Jazz & Blues, no Complexo Deodoro, às 19h do dia 13.
ESPAÇOS
Além do Férias Culturais, um conjunto de iniciativas da gestão municipal contribuem para o aumento no fluxo de pessoas no Centro Histórico, a exemplo da reforma da Praça Pedro II. O espaço voltou ser cartão postal da cidade. "Depois da reforma da fonte, o espaço ficou mais movimentado. Antes não era um local muito visto porque não tinha nada e parecia que estava abandonado, mas agora a gente consegue aproveitar porque está muito bonita", reafirma a estudante Karolina Barbosa, que com um grupo de amigos aproveitou para fazer fotos na praça que tornou a ser um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.
Moradora de Santa Inês, a dona de casa Francisca Oliveira, frequenta São Luís há muitos anos e também percebeu a mudança no movimento. "Acho que estão fazendo mais investimentos e que esses investimentos estão valorizando mais essa área do Centro Histórico, tanto lá em baixo onde foram colocadas as bandeirinhas quanto nessa parte do Palácio dos Leões e da Praça Pedro II, que está muito bonita", destacou Francisca.
Outras iniciativas como a entrega do Museu da Gastronomia Maranhense, espaço idealizado para exaltar e valorizar a cultura gastronômica do estado e entregue há menos de um mês; o investimento em serviços de limpeza, inclusive com novos equipamentos; e a Feirinha São Luís contribuem para reforçar o resgate dos espaços públicos do Centro de São Luís, área que recebe atualmente um dos mais amplos projetos de revitalização de logradouros públicos, prédios e monumentos históricos, o maior dos últimos 30 anos.
Sobre a Feirinha São Luís, comerciantes destacam como a ação tem favorecido o comércio local. "O movimento está muito bom, principalmente por conta da Feirinha aos domingos. A gente já abria aos domingos, mas com o evento ficou muito melhor", disse a vendedora Vanuza Farias, que trabalha em ponto comercial na área da Praça Benedito Leite, onde todos os domingos acontece a Feirinha São Luís, programa da Prefeitura de São Luís que agrega atrações culturais, o melhor da gastronomia maranhense e a comercialização de artesanatos e produtos da agricultura local.
MOVIMENTO
Os investimentos que resultaram no aumento do movimento favorecem o comércio local e beneficia os comerciantes, fortalecendo a área de emprego e renda na cidade. "Principalmente no mês de junho tivemos um movimento grande, tanto do pessoal que mora aqui na cidade, quanto de turistas. O espaço está mais valorizado, mais tranquilo e com mais segurança. A gente vê gente com suas famílias o dia inteiro, manhã, tarde e noite. O Centro tem sido bastante visitado e isso é muito bom, tomara que seja cada vez mais", disse Lázara Cantanhede, comerciante na área do Centro Histórico e proprietária de um estabelecimento que vende produtos locais.
O trabalho que vem sendo realizado pela gestão do prefeito Edivaldo na área do turismo inclui a promoção do destino São Luís em outras cidades e o investimento em programação cultural gratuita. "O maranhense agora presta mais atenção à cidade, vendo o quanto São Luís é bonita. A Prefeitura e o Governo estão divulgando bastante e isso está abrindo os olhos das pessoas para a cidade", reconheceu o estudante Jefferson Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário