window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

terça-feira, 16 de julho de 2019

Apresentação de choro na Praça Pedro II encanta público que participa do Férias Culturais, ação da gestão Edivaldo Holanda

O Programa Férias Culturais é promovido pela gestão do Prefeito Edivaldo Holanda Junior e movimenta, até 31 de julho, espaços do Centro Histórico da capital

Apresentação de choro na Praça Pedro II encanta público que participa do Férias Culturais, ação da gestão EdivaldoUm movimento de jovens, adultos, idosos e crianças ao som suave do chorinho marcou a apresentação do grupo Regional Tira-teima, no início da noite desta sexta-feira (12), na Praça Pedro II, no Centro Histórico de São Luís. A programação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e faz parte do Programa Férias Culturais, que é promovido pela gestão do Prefeito Edivaldo Holanda Junior e movimenta, até 31 de julho, espaços do Centro Histórico da capital por meio de apresentações que incluem eventos como o Sarau Histórico, Passeio Serenata, Roteiro Reggae e o Conheça São Luís.
"A apresentação do grupo Bom Tom Jazz & Blues é uma novidade que a Secretaria Municipal de Cultura está trazendo para a programação do Férias Culturais, além do grupo de choro Regional Tira-teima, estilo musical que já é tradição no programa. Esses dois gêneros musicais enaltecem ainda mais a cena cultural da cidade. Nesse período de férias, é fundamental essa iniciativa do prefeito Edivaldo Holanda Junior de proporcionar uma programação cultural tão rica para que os ludovicenses possam aproveitar junto com suas famílias, além dos turistas, que nessa época do ano aumentam por aqui", destaca o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.
Uma trilha sonora que lembra o tempo dos antepassados. Esse é o significado do chorinho para a funcionária pública Roseane Rodrigues, de 48 anos, que é natural de São Bento e mora em São Luís há 26 anos. "Estou de férias, adoro o chorinho porque me faz lembrar dos meus pais e avós. A minha mãe vive cantarolando músicas de antigamente. É muito gostoso ganhar uma tarde, início de noite ouvindo um som tão agradável. Se tivesse que dar uma nota para esta programação, daria um 10", compartilha.
Já para o funcionário público Alexandre Dias, 56 anos, o chorinho na praça foi parte do programa a dois que ele fez com a esposa Iêda Freitas, 49 anos, assistente social. "A gente foi curtir o Encontro de Miolos de Boi e viemos para cá. É a primeira vez que participamos do Programa Férias Culturais. São Luís realmente precisava disso, porque temos todo um potencial que está sendo explorado", explica. Sua esposa, Iêda Freitas, completa: "Essa programação traz as famílias de volta para o Centro Histórico, que tem uma paz e boa energia".
FÉRIAS CULTURAIS
Com uma programação que une música, teatro, dança, histórias e tradições que fazem referência à cidade de São Luís, o Programa Férias Culturais movimenta durante o mês de julho espaços do Centro Histórico da capital por meio de apresentações que incluem eventos como o Sarau Histórico, Passeio Serenata, Roteiro Reggae, o Conheça São Luís e terá como novidades apresentações de Blues, Jazz e uma programação infantil. Promovida pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, a iniciativa tem como finalidade proporcionar, no mês das férias escolares, opções para que moradores e turistas conheçam mais sobre a riqueza e as belezas que fazem São Luís ser reconhecida como Ilha do Amor, Atenas Brasileira e Jamaica Brasileira.
PASSEIO SERENATA
Com a proposta de promover um mergulho na história da cidade de São Luís por meio da representação de personalidades que marcaram a literatura e as artes, será realizado também como parte da programação do Férias Culturais o Passeio Serenata, nos dias 17 e 31 deste mês, com saída sempre às 19h da Praça Benedito Leite. Durante o Passeio Serenata, o público pode saber mais sobre os fatos que marcaram história da cidade, os principais nomes da literatura, da cultura e da política local. 
CONHEÇA SÃO LUÍS
Integra ainda as atividades do Férias Culturais, o programa Conheça São Luís, que será realizado nos dias 18 e 25 de julho, também com saída da Praça Benedito Leite, às 16h. Com o Conheça São Luís, turistas e ludovicenses têm a oportunidade de conhecer e apreciar melhor cada detalhe da riqueza material e imaterial da cidade patrimônio da humanidade. Durante a rota por ruas do Centro Histórico, atores representando personagens da história e das lendas locais surgem e contam fatos da antiga São Luís, ressaltando as mudanças que a cidade já passou e tudo que ela preserva até os dias atuais.
ROTEIRO REGGAE
É também durante a programação do Férias Culturais que a Jamaica brasileira ressurge com todo o molejo do ritmo que encanta os maranhenses. O Roteiro Reggae, que nesta edição será realizado no dia 16 de julho, com saída às 19h da Praça Benedito Leite, promove um passeio no qual os participantes percorrem ruas do Centro Histórico ao som do ritmo jamaicano e contando a origem do movimento regueiro em São Luís.
O cortejo é guiado por um grupo formado por DJs, dançarinos e admiradores do movimento reggae na capital. A rota inclui ainda os principais clubes de reggae que funcionaram ou estão em funcionamento na área do Centro Histórico, a feirinha de artesanato ligada ao ritmo, entre outros elementos da cultura regueira. O roteiro segue pela Avenida Dom Pedro II, Rua da Estrela, Praça da Faustina, Rua da Alfândega, Beco Catarina Mina, Rua Portugal e Rua do Trapiche.
REVITALIZAÇÃO
As intervenções estruturais, executadas pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís e ações culturais colocadas em prática pelo prefeito Edivaldo têm atraído milhares de moradores e turistas ao Centro Histórico da capital, palco para o Programa Férias Culturais, e contribuído para fortalecer o sentimento de pertencimento do ludovicense. As ações executadas visam reforçar o resgate dos espaços públicos do Centro, área que recebe atualmente um dos mais amplos projetos de revitalizações de logradouros públicos, prédios e monumentos históricos, o maior dos últimos 30 anos. São intervenções de grande relevância para a preservação da memória local e contribuem para estimular o turismo e setores econômicos da cidade, pois é neste setor de São Luís que estão os principais pontos turísticos da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário