window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Gestão do prefeito Edivaldo coloca em operação Ecoponto Itapiracó na região do Cohatrac

Este é o 13º equipamento em pleno funcionamento na capital e novos estão sendo construídos; com isto, gestão do prefeito Edivaldo avança ainda mais na politica de gestão de resíduos sólidos em São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo coloca em operação Ecoponto Itapiracó beneficiando moradores da região do CohatracA gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior tem avançado na profissionalização da gestão de resíduos sólidos de São Luís. Entre os destaques está a política dos Ecopontos, que foi implantada desde maio de 2016 e já garantiu o descarte ambientalmente adequado de mais de 30 mil toneladas de resíduos recicláveis e volumosos. Nesta semana, a Prefeitura colocou em operação o Ecoponto Itapiracó, que atende, diretamente, à região do Cohatrac. Mais dois equipamentos, Sacavém e Parque dos Nobres, já estão com as obras em fase avançada.
O novo Ecoponto, o 13º implantado em São Luís, está localizado na Avenida Joaquim Mochel. O equipamento no Itapiracó é o primeiro a ser implantado na região do Cohatrac e foi construído em frente à área conhecida como Campo do Léozão. A região era um ponto crônico de descarte irregular de lixo, onde a Prefeitura mantinha ações constantes de remoção mecanizada para coibir o acúmulo exagerado de resíduos.
"Continuamos investindo e avançando na política de resíduos sólidos por entendermos que esses investimentos refletem na melhoria da saúde e da qualidade de vida da população e na preservação do meio ambiente. Com mais este Ecoponto vamos melhorar a limpeza na região e trazer diversos benefícios para os moradores não só da localidade, mas de toda cidade", disse o prefeito Edivaldo.
Segundo a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, a região está no planejamento desde o início da estruturação da política dos Ecopontos. "A Prefeitura de São Luís vinha realizando estudos técnicos para localizar uma área em que o equipamento de limpeza pudesse ser construído na região do Cohatrac, mas somente este ano foi possível iniciar, de fato, as obras" contou. 
Como o terreno fica próximo à Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó, o descarte irregular na região representava risco de poluição ambiental, outro motivo que justificou a aprovação das licenças ambientais necessárias para a construção do Ecoponto na localidade. Ainda de acordo com Carolina Moraes Estrela uma segunda área no Cohatrac já foi identificada para a construção de um segundo equipamento do tipo no bairro.
ECOPONTOS
Os Ecopontos são equipamentos da Prefeitura de São Luís onde a população deve fazer o descarte ambientalmente adequado dos resíduos recicláveis e volumosos, que não são recolhidos pela coleta domiciliar. Os equipamentos, implantados em pontos estratégicos da cidade, beneficiam toda a população da capital e mais diretamente aqueles que moram nos bairros onde os Ecopontos estão instalados ou no entorno. Entre os benefícios estão a melhoria na limpeza urbana, da saúde pública, na qualidade ambiental e o fortalecimento das cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Com a entrega do Ecoponto Itapiracó, a Prefeitura segue avançando na construção de novos equipamentos. Já está com obras em fase final o Ecoponto Sacavém, localizado na Avenida dos Africanos. Também já está em obras o Ecoponto Parque Amazonas. O Ecoponto Centro, localizado no Anel Viário, também está com as obras em andamento. Ele terá ainda um galpão de triagem para materiais recicláveis anexo, facilitando o trabalho da Associação de Catadores de Material Reciclável (Ascamar), para quem o espaço será cedido.
Além disso, já estão sendo preparadas áreas nos bairros Barreto e Primavera para construção de Ecopontos nestas localidades. Outro Ecoponto cujas obras estão em fase de preparação é o Vila Isabel, na área Itaqui-Bacanga, que também contará com galpão de triagem que será cedido à Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL).
SAIBA MAIS
Que materiais são recebidos no Ecoponto?
ELETRÔNICOS: televisão, monitores, celular, impressoras, mouses, teclados, etc – até três unidades
ENTULHO: resíduos de construção civil, como tijolos, telhas, gessos etc – até 2m³ (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)
MADEIRAS: até 2m³ (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)
ÓLEO DE COZINHA: até 5 litros
PNEUS: até 4 unidades
PODAS DE ÁRVORE E RESTO DE CAPINA: até 2m³ (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)
RECICLÁVEIS: plástico, papel, isopor, metais, vidros, etc (até 300 litros – 3 sacos grandes)
VOLUMOSOS: móveis, sofás, colchão etc (até dois volumes)
Que materiais os Ecopontos não recebem?
Lixo doméstico
Animais mortos
Resíduos hospitalares
Resíduos perigosos/contaminados: pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos/tonner, etc
Qual o horário de funcionamento do Ecoponto?
Segunda-feira à Sábado, das 7h às 19h
Informações:
Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana: 0800 098 1636.

Nenhum comentário:

Postar um comentário