window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Gestão do prefeito Edivaldo celebra Dia do Meio Ambiente com programação de estímulo à preservação da natureza

Atividades foram realizadas no Parque do Bom Menino e integram ações que se estendem até sexta-feira (7) com objetivo de sensibilizar sobre consumo consciente, práticas ambientalmente corretas e estimular cuidados com a natureza

Mulheres participam de uma das oficinas ministradas no Parque do Bom Menino no Dia do Meio AmbienteO desenvolvimento de atividades que estimulem a criação de uma nova geração mais consciente com relação às questões ambientais é um dos propósitos das ações executadas pela Prefeitura de São Luís, como parte da programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira, 5 de junho. As atividades de conscientização e sensibilização sobre consumo consciente, as práticas ambientalmente corretas e acerca da necessidade do engajamento de todos nos cuidados com a natureza local foram realizadas no Parque do Bom Menino, onde aconteceram oficinas de reutilização de materiais recicláveis, feira de produtos orgânicos, exposição e venda de artesanatos confeccionados a partir do reaproveitamento de materiais descartáveis, entre outras atividades. As ações, que integram a política de educação ambiental desenvolvida na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, acontecem até esta sexta-feira (7).
A semana é um momento para refletir e pensar novas ações, mas também de apontar os avanços na área a partir das políticas colocadas em prática na gestão do prefeito Edivaldo. Urbanização e arborização de praças, o plantio de novas mudas em canteiros centrais, rotatórias, escolas, espaços públicos e outros logradouros da cidade; a implantação de 12 Ecopontos para coleta seletiva de resíduos sólidos, reduzindo o acúmulo de lixões e o impacto ao meio ambiente local; o recolhimento regular de pneus velhos e outros materiais inservíveis e o fechamento do Aterro da Ribeira são algumas das ações executadas com essa finalidade e que propiciaram a São Luís um ambiente mais limpo e mais aprazível.
As atividades da semana são coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comuma), com as participações do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), as secretarias municipais de Educação (Semed), Esporte e Lazer (Semdel), Segurança com Cidadania (Semusc), Agricultura Pesca e Abastecimento (Semapa) e o Programa Todos por São Luís.
A titular da Semmam, Maluda Fialho, enfatizou a relevância das atividades desenvolvidas no evento para conscientizar a participação popular em favor de um ambiente melhor para todos. "Esta é mais uma das muitas ações executadas na gestão do prefeito Edivaldo visando estimular a população a ter uma nova mentalidade com relação à preservação ambiental, os cuidados com a natureza e a entender suas responsabilidades com o planeta. As ações com essa finalidade são realizadas o ano todo, mas nós intensificamos nesse período da Semana do Meio Ambiente, para massificarmos as informações de que cuidar do local onde vivemos é fundamental para preservar esta e as futuras gerações", observou a secretária.
O Parque do Bom Menino foi o espaço escolhido para a realização das atividades desta quarta-feira (5), em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. No local, os visitantes aproveitaram a feira de produtos orgânicos onde puderam adquirir alimentos naturais e também feitos com o reaproveitamento de produtos que comumente são descartados. E na exposição de artesanatos, dezenas de alternativas criadas também a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis buscam estimular conceitos mais ambientalmente sustentáveis na decoração e organização das casas.
Ainda como parte da programação alusiva à data, também foram executadas oficinas diversas para ensinar o visitante a dar novo destino aos materiais que comumente vão para o lixo, como as embalagens de leite líquido, por exemplo. Esta foi a oficina escolhida pela idosa Ester Penha, 71 anos. Nas mãos habilidosas da aposentada, as embalagens de leite líquido se transformaram em lindas caixas de presentes decoradas. Adepta do ócio criativo, Dona Ester está o tempo todo buscando novas maneiras de ocupar o tempo livre.
"Eu amei participar da oficina. Aprendi aqui mais uma arte que, além de importante para a preservação ambiental, porque reaproveitamos embalagens que vão para o lixo; ainda ocupamos nosso tempo com algo que nos deixa feliz", disse a aposentada.
A artesã Jamima Bezerra, 23 anos, que participou da exposição de artesanatos no parque, também tem o evento como uma oportunidade de divulgar a cultura do ambientalmente correto. "Além de valorizar a nossa arte, é a forma de ofertarmos às pessoas produtos alternativos e sustentáveis para o seu dia a dia, todos feitos com a finalidade de estimular atitudes que contribuam com a melhoria do meio ambiente", observou ela.
Já o bombeiro aposentado Antônio Carlos Ferreira, que faz atividades físicas regulamente no parque, aproveitou a oportunidade para comprar doces orgânicos na feirinha montada no espaço, assim como também a dona de casa Cecília Castelo Branco, que carregou sua sacola com verduras cultivadas sem agrotóxicos. "Gostei da ideia de estimular o consumo de produtos orgânicos. Os benefícios são diversos: bom para nossa saúde e para o meio ambiente também", disse Cecília.
As crianças também tiveram um momento especial de recreação com o guarda municipal palhacinho, no Parque do Bom Menino. Durante a atividade, foram repassadas aos pequeninos informações sobre a importância da participação, desde cedo, nos cuidados com o meio ambiente.
Ainda dentro da programação executada no Parque do Bom Menino, foi realizado o Circuito Saúde, que ofertou aos visitantes serviços de aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, testes rápidos de glicemia e HIV, vacinação humana e animal, consultas médicas nas especialidades de clinico geral e ginecologia. As ações de saúde foram promovidas por meio do programa Todos por São Luís, colaborador do evento.
CONSCIENTIZAÇÃO
Realizada deste a terça-feira (4), a Semana do Meio Ambiente, que vai até sexta-feira (7), desenvolveu ainda outras atividades de conscientização e sensibilização ambiental. Entre elas estão um ciclo de palestras abordando a temática, como "Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável" e "O processo de profissionalização de resíduos sólidos em São Luís", que abordou os avanços conquistados na área da coleta de resíduos implementada na gestão do prefeito Edivaldo.
Nesta quinta-feira (6), a programação segue com a exibição de filmes educativos ambientais, no Cine Lume, localizado no edifício Office Tower, no Renascença. A atividade é destinada a alunos da rede pública de ensino.
As atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente encerram com a palestra "A Importância da Preservação do Meio Ambiente", ministrada a alunos da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) São Raimundo, seguida de plantio de mudas nativas na área da escola, com a participação dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário