window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

sábado, 1 de junho de 2019

Dia do Esporte Inclusivo e Seguro é comemorado em São José de Ribamar

Esporte Inclusivo
Acreditar que a prática esportiva supera barreiras e vai além de qualquer deficiência é um dos pilares da política de assistência social municipal. Pensando nisso, a Prefeitura de São José de Ribamar realizou na tarde desta quinta-feira (29), através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o Dia “D” do Esporte Seguro e Inclusivo na Escola. A ação ocorreu no Centro de Reabilitação Integral Drª Maria Amélia Bastos e envolveu os alunos que estudam na unidade através da participação em atividades educativas e de inclusão esportiva.

Dentre as atividades recreativas realizadas, o destaque ficou para as intervenções coordenadas que promoveram o trabalho conjunto dos alunos. A diversão foi garantida para os participantes e acompanhantes, que interagiram ativamente durante o evento.
Para a diretora da escola, Lidiana Amaral, a ação foi essencial para trazer alegria e diversão que favorece o atendimento prestado na instituição. “Nossas crianças vivem um dia especial, que ficará marcado para elas”, destacou.
O prefeito Eudes Sampaio participou do evento e foi recebido com uma apresentação junina preparada pelos alunos da instituição. Ele reforçou o trabalho da gestão municipal para garantir a realização de ações inclusivas, valorizando todas os cidadãos. “Essa escola demonstra o respeito e o compromisso do nosso grupo político com a população. Nós sabemos que existem as diferenças e que essas diferenças precisam também ser contempladas pelo poder público”, enfatizou.
Eudes Sampaio aproveitou para anunciar a autorização para a construção da quadra poliesportiva e academia de saúde, que irão beneficiar as ações esportivas da unidade. “Eu estou aqui para anunciar que nós vamos, imediatamente, iniciar o projeto da construção da quadra para a Escola Maria Amélia Bastos, além da instalação de uma academia de saúde ao ar livre neste espaço”, completou.
A inclusão de pessoas com deficiência em atividades esportivas buscando desenvolvimento e assegurando direitos é uma ação que ocorre nacionalmente com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Segundo a organização, o jogo e o esporte seguro e inclusivo garantem os direitos de toda criança e adolescente, assegurados na Convenção sobre os Direitos da Criança, na Constituição Federal brasileira e no Estatuto da Criança e do Adolescente, além de traçarem estratégias para garantir outros direitos e meios de inclusão e mobilização por uma infância e adolescência mais saudável, participativa e cidadã.
A secretária municipal de Educação, Joana Marques, lembrou que as intervenções buscando participação e inclusão de toda a comunidade são constantes e expressam uma preocupação do prefeito em mobilizar a sociedade ribamarense quanto ao valor do respeito ao próximo. “A prefeitura trabalha sempre pela inclusão de pessoas”, lembrou a secretária.
A inclusão fez a diferença na vida da jovem Carla Beatriz, de 18 anos, que é deficiente visual e ressalta que a valorização e o respeito são sinônimos da felicidade. “Eu aprendi que eu não sou diferente das pessoas, eu sou igual a todo mundo e isso para mim é muito importante”, afirmou Carla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário