Prefeitura realiza caminhada pela saúde mental

Dezenas de profissionais da saúde, que atuam na Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), deixaram os consultórios e acompanharam os pacientes em uma caminhada educativa e de conscientização a respeito da internação de pessoas em processo de tratamento mental.
A Caminhada da Luta Antimanicomial ocorreu na tarde desta quinta-feira (16) e converge com a semana de atenção à saúde mental, que segue o calendário nacional desta causa, comemorado em todo o país por profissionais especialistas na saúde mental e reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia.
A ação, que teve início no CAPS, localizado no bairro do Outeiro, na sede do município e se encerrou no Viva do Outeiro, chamou bastante a atenção de moradores da região e demais pessoas que transitavam pelo local.
Durante o percurso trilhado pelos participantes da ação, além de cartazes e materiais informativos que foram distribuídos à população, pacientes puderam expor trabalhos de arte manuais, que são confeccionados por eles durante as oficinas, que ocorrem como parte do tratamento oferecido na rede de saúde municipal. Para a população foi uma oportunidade de entender e se aproximar com o trabalho de assistência social e prevenção para a saúde, que é disponibilizado gratuitamente aos cidadãos.
De acordo com a coordenadora da média e alta complexidade da SEMUS, Josiane Mota, a ação foi bastante produtiva e pode levar aos moradores da região um leque de informações aprofundadas sobre o assunto, que para muitos ainda é pouco conhecido. “A recepção das pessoas foi muito boa, pois esse assunto é mais conhecido pelos próprios profissionais da saúde, e muita gente não sabe que antigamente as pessoas com problemas mentais ficavam aprisionadas nos chamados manicômios e muitas vezes passavam por maus tratos. Essa luta já ocorre há mais de dez anos e hoje não existem mais estes espaços”, ressalta Josiane.
Ela comenta ainda que o tratamento humanizado, que é oferecido atualmente, traz maiores benefícios para a ressocialização dos pacientes a partir do incentivo ao convício social. “É importante que a sociedade saiba que estes pacientes conseguem responder melhor inscritos em sociedade ao invés de presos, porque vão estar no convívio das pessoas que conhecem e tem afinidade, tornando o tratamento e recuperação mais rápidos”, completa Josiane Mota.
A Luta Antimanicomial
O dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado no dia 18 de maio e foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru (SP).
A celebração desta data tem por objetivo a realização de um conjunto de atividades de mobilização, conscientização e discussão sobre a extinção progressiva e completa do manicômio como dispositivo de tratamento psiquiátrico, além do reconhecimento dos direitos de cidadania dos pacientes que realizam tratamento de saúde mental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário