Mutirão de glaucoma é realizado em São José de Ribamar
A iniciativa antecipa as ações que marcam o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, celebrado pelo Ministério da Saúde (MS) apenas no dia 26 de maio.
Glaucoma é uma doença que afeta os olhos e pode causar sérias alterações no campo visual ou levar à cegueira. É causada pela lesão do nervo óptico e relacionada à alta pressão do olho e, segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), é responsável por 10% de casos de cegueira. Em 2015, dois milhões de pacientes trataram glaucoma pelo SUS.
Estima-se que entre 2% e 3% da população brasileira, acima de 40 anos, possa ter o glaucoma, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Doenças como diabetes, hereditariedade, miopia e lesões oculares são as principais causas. O município de São José Ribamar registrou mais de 100 pacientes diagnosticados com a doença, que estão fazendo tratamento na Unidade de Saúde.
Para o prefeito Eudes Sampaio, que também realizou sua consulta, o mutirão de glaucoma surge como importante ferramenta para ajudar na saúde oftalmológica dos ribamarenses.
“Desde que iniciamos nossa gestão, temos realizados mutirões desse tipo, com este, que está cuidando especificamente do glaucoma, chegamos à aproximadamente 700 cirurgias oftalmológicas. Essa ação é importante para a saúde do cidadão ribamarense e mostra a preocupação do Poder Público com nossa gente”, destacou o gestor.
Acompanhado da equipe da saúde, o prefeito Eudes Sampaio aproveitou a oportunidade para visitar as instalações da UBS J. Câmara e Centro de Atenção ao Diabético e Hipertenso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário