window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Gestores municipais participam de workshop que integra política de valorização do servidor da Prefeitura de São Luís

Secretários, adjuntos, presidentes e diretores de órgãos municipais participaram do evento promovido pela gestão do prefeito Edivaldo que investe cada vez mais em formação em todas as esferas da administração pública

Prefeitura reúne gestores em workshop sobre desafios para governança em conformidade com normas internas e externas"Compliance e a Gestão Pública" foi tema do workshop que reuniu gestores municipais na manhã de desta sexta-feira (24), no auditório da Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM). O encontro, que integra a política de valorização do servidor da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, apresentou ao público participante uma abordagem que facilitou a compreensão sobre os desafios e os princípios para a construção de estruturas de governança adequadas e confiáveis, com fundamento na transparência, ética, integridade e conformidade das normas internas e externas.
O objetivo foi promover o reconhecimento dos riscos administrativo, financeiro e jurídico, disseminando a cultura de compliance na prevenção, responsabilização e aprimoramento da gestão pública em observância às normas anticorrupção e antissuborno. Compliance é um conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer. O termo compliance tem origem no verbo em inglês 'to comply', que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido.
Para o secretário municipal de Planejamento, José Cursino Raposo, o momento foi uma oportunidade que ofereceu aos níveis superiores da administração, a capacitação e atualização necessárias. "Nós estamos trazendo o tema compliance, que é uma tendência nova na gestão, pouco conhecida e assim estamos oferecendo uma grande oportunidade para todos estarem atualizados com a mais moderna tendência de gestão", pontua José Cursino.
Na ocasião, a diretora da EGGEM, Maria Eugenia Branco, que fez a abertura do evento, falou da importância do workshop. "Este é um primeiro momento de sensibilização de gestores. A partir daí, a gente espera através de demandas especificas ou por solicitação das secretarias municipais, formar turmas com esse tema novo, essa prática nova, e assim, poder estender esses conhecimentos para toda esfera, todos os níveis da organização municipal", afirma a diretora.
O workshop teve carga horária de duas horas e foi ministrado pelo facilitador Luís Claudio dos Santos Ribeiro, graduado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), especialista em Contabilidade Pública e Perícia Contábil pela Universidade Gama Filho. Atualmente é professor das Faculdades Estácio de Sá - São Luis e Uniceuma. Estiveram presentes na palestra secretários, adjuntos, presidentes de órgãos, procurador, controlador, diretor e níveis estratégicos de assessoramento da Prefeitura de São Luis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário