window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

terça-feira, 26 de março de 2019

Prefeitura de São Luís realiza encontros preparatórios para a Conferência Municipal de Saúde

Pré-conferências estão ocorrendo desde o dia 20 de março por distritos de saúde; objetivo é garantir ampla participação popular no evento que ocorrerá nos dias 9 e 10 de abril

Prefeitura realiza encontros preparatórios para a Conferência Municipal de Saúde em abrilA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e do Conselho Municipal de Saúde, iniciou as pré-conferências preparatórias à Conferência Municipal de Saúde. O evento, que será nos dias 9 e 10 de abril no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), vai reunir órgãos governamentais e representantes da sociedade para debater a saúde na capital e propor diretrizes para a formulação das políticas para o setor. Este ano a conferência tem como tema "Democracia e Saúde".
A secretária adjunta de Saúde da Semus, Natália Mandarino, destacou a importância das pré-conferências. "O prefeito Edivaldo determinou que todas as etapas até a Conferência sejam realizadas com a ampla participação popular, por que isso favorece a qualificação da gestão municipal", afirmou.
As pré-conferências estão sendo realizados por distritos de saúde. A primeira ocorreu no dia 20 de março com o distrito Cohab. Na última segunda-feira (25), no C.S.U do Vinhais, aconteceu a do distrito Bequimão, que contempla sete unidades de saúde - Unidade Mista do Bequimão, Hospital da Criança, Centro de Saúde Amar, Unidade de Saúde da Família da Vila Lobão, Centro de Especialidades da Alemanha, Residência Terapêutica III e a Farmácia Popular. Na terça-feira (26), foia  vez do distrito Itaqui-Bacanga. Se reúnem ainda o distrito Tirirical, nesta quarta-feira (27); Centro-Coroadinho, dia 3 de abril; e Vila Esperança, dia 5 de abril.
No Bequimão os participantes assistiram à palestra "Saúde como Direito e Consolidação", ministrada pela técnica da Semus, Ana Cleide Mineu. A pré-conferência também abriu espaço para o debate sobre o funcionamento das unidades de saúde e as demandas da comunidade usuária. Ao final, foram eleitos os delegados para representar o distrito na Conferência Municipal de Saúde.
A conselheira municipal Sílvia Viana, disse que as pré-conferências são um momento de proposição. "Temos gestores e usuários juntos em um fórum que abre espaço para avaliarem o que pode melhorar na saúde", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário