Secretaria Municipal de Educação comemora 53 anos com lançamento da Agenda 2019
Agenda tem o formato permanente e traz dois artigos contendo a memória da Semed além de informações como quantitativo de estudantes, escolas, quadro funcional e orientações para os docentes
Secretaria Municipal de Educação comemora 53 anos com lançamento da Agenda 2019A Secretaria Municipal de Educação (Semed) completa 53 anos com o lançamento da sua Agenda Oficial 2019, que aconteceu nesta quarta-feira (16), às 14h, no Espaço Orienta, no Renascença. A publicação traz ilustrações e informações sobre a história da educação municipal e foi organizada em dois módulos, o primeiro que está na publicação de 2019 e o segundo programado para o ano que vem.
Neste primeiro módulo são apresentados dois artigos frutos de pesquisas realizadas pelas professoras Maria do Socorro Araújo Tavares e Maria Thereza Cabral (já falecida), que reúnem informações e impressões importantes sobre a instituição desde a sua criação até o início dos anos 90. A agenda traz, também, uma apresentação da atual política municipal de Educação colocada em prática pelo prefeito Edivaldo com destaque para o Programa Educar Mais.
No segundo módulo será apresentado o contexto histórico da rede municipal e suas respectivas ações referentes aos anos de 1990 a 2019. A organização e a pesquisa das informações, dados históricos e fotos-memória foram coordenadas pelo Núcleo de Educação e Cultura (NEC/Semed).
O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, destacou a importância do momento. "Este é um momento muito importante, são 53 anos de história da Semed, desejo a todos os educadores que façam deste instrumento um espaço de memória e organização do trabalho educativo em prol de uma educação com foco na aprendizagem significativa de nossos estudantes", pontuou Feitosa.
Em sua fala, a professora Maria do Socorro Tavares, homenageada na ocasião, aconselhou os presentes. "O talento escondido na criança é um verdadeiro diamante ainda não lapidado: é uma grande preciosidade inexplorada. O educador é um lapidador", disse.
O artigo da professora Maria do Socorro Tavares publicado na Agenda Semed 2019 fala sobre "Histórico da Educação Infantil na Rede de Ensino Municipal de São Luís". Na agenda também consta o artigo "A Educação em São Luís até a criação da Secretaria de Educação do Município", da professora Maria Thereza Cabral, que foi homenageada em memória, sendo representada por sua irmã Glória Cabral.
AGENDA
A agenda tem o formato permanente, além da publicação dos dois artigos que trazem a memória da Semed, há informações como o quantitativo de estudantes, escolas, quadro funcional, além de orientações para os docentes. Tem espaço para preenchimento de dados pessoais, rede de contatos, metas anuais, horário escolar, compromissos semanais, planejamento financeiro, calendário comemorativo, calendário 2019 e 2020, além do hino Nacional e o Hino de Louvação a São Luís.

Nenhum comentário:
Postar um comentário