Prefeitura de Ribamar realiza campanha Janeiro Roxo em alerta a hanseníase
A prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realiza no próximo dia 31, (quinta-feira), a abertura da campanha “Janeiro Roxo”. O objetivo é chamar a tenção da população para educação, conscientizar e combate a Hanseníase, que tem como ser diagnosticada precocemente, e consequentemente reduzir agravos por meio de tratamento.
A ação será promovida na Unidade Básica de Saúde da Vila Sarney Filho I, a partir das 8h. As demais unidades de saúde também estarão realizando, durante todo o mês, ações educativas, além de avaliações dermatoneurológicas para diagnóstico precoce da doença.
Durante a campanha, as equipes de saúde da rede municipal realizarão consultas médica de enfermagem, palestras educativas abertas à comunidade, rodas de conversas, e testes de sensibilidade para identificar casos da doença. Para o prefeito Luis Fernando Silva, a intensificação de campanhas no município tem sido um grande marco, principalmente no que se refere a prevenção.
“É importante que as pessoas saibam que a hanseníase tem cura, basta ficar atento e buscar a prevenção por meio do diálogo e auxílio dos nossos profissionais que estarão durante todo o mês levando informação sobre a doença”, explicou o prefeito.
A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, causada por uma bactéria e que afeta a pele e os nervos periféricos, em especial os dos olhos, braços e pernas. A hanseníase tem cura e se tratada precocemente e de forma adequada, pode evitar sequelas.
Qualquer mancha na pele ou área de pele aparentemente normal, mas com alteração de sensibilidade, pode ser hanseníase. Neste caso o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde de seu bairro para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. A hanseníase é transmitida por meio das vias respiratórias, tosse e espirros emitidos por uma pessoa contaminada e por contato prolongado.
Importante lembrar que não se contrai hanseníase por meio de copos, pratos, talheres, nem em assentos, apertos de mão, abraço, beijo, picada de inseto, aleitamento materno, doação de sangue, relação sexual ou gravidez. O tratamento tem duração de seis a 12 meses.
Matérias relacionadas
- 09/01/2019 - Processo seletivo do Colégio Militar do PV acontece nes...
- 08/01/2019 - Começa o período de defeso do caranguejo em Ribamar
- 07/01/2019 - Prefeitura de Ribamar divulga calendário de pagamentos ...
- 02/01/2019 - Prefeito participa da posse do governador Flávio Dino
- 02/01/2019 - Fim de ano é marcado por entregas de obras e show da vi...

Nenhum comentário:
Postar um comentário