Prefeitura inicia preparativos para a 11ª Conferência Municipal de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de São Luís, (CMS) iniciam nesta terça-feira (23), a série de pré-conferências preparatórias para a 11ª Conferência Municipal de Saúde, fórum de debates, reflexão e elaboração de propostas para a implementação e melhoria das políticas públicas de saúde. A primeira pré-conferência começa às 8h, no Parque Botânico da Vale, reunindo representantes da Semus, usuários das unidades de saúde, dos trabalhadores e de segmentos sociais do distrito Itaqui Bacanga.
Na ocasião serão avaliadas as ações e serviços de saúde e propostas soluções para os problemas enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva de encaminhar as diretrizes para apreciação e aprovação na Conferência Municipal.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, destaca o caráter democrático das pré-conferências, que favorecem o controle social. "Esses fóruns são espaços que reúnem vários segmentos com capacidade para fornecer dados das necessidades de cada região da cidade, gerando informações que vão nortear as políticas públicas de saúde", explica.
MOBILIZAÇÃO
Toda a comunidade da área Itaqui-Bacanga foi mobilizada e a pré-conferência será pautada nos eixos da Conferência, que entre outros temas, propõe a discussão sobre recursos financeiros e gestão e também epidemiologia e desigualdade. Além dos debates, a pré-conferência vai eleger os delegados que terão direito a voz e voto na Conferência Municipal, contribuindo para a formulação das propostas a serem encaminhadas ao Plano Plurianual-PPA/2018-2021 e Plano Municipal de Saúde- PMS.
A 11ª Conferência Municipal de Saúde acontece nos dias 19 e 20 de junho próximo, com o tema "Por Democracia na Saúde: Direito do Povo, Dever do Estado".
Nenhum comentário:
Postar um comentário