Da infância à idade adulta, jovens são incentivados e apoiados por programas do Governo

Da infância até chegar a idade adulta, o jovem maranhense é amparado por diversas ações do Governo do Estado. Na última quinta-feira (30), Dia Mundial da Juventude, a data foi marcada pelo lançamento de três editais em ciência e cultura. Mas as ações vão muito além disso, com programas voltados para a educação, a cultura de paz e o protagonismo jovem.
Na área da educação, por exemplo, vários programas se revertem em benefícios para a juventude. Tudo começa com o ‘Bolsa Escola’, programa de transferência de renda para estudantes da rede pública de ensino, com idade de 4 a 17 anos, para compra de material escolar. São 1,2 milhão de beneficiados em todo o estado, a partir da injeção de R$ 59 milhões na economia.
Após concluir a escola, é chegada a hora de ingressar em uma universidade. Por meio do ‘Aulão do Enem’, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) leva uma megarevisão aos estudantes que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio. Somente em 2016, foram 20 mil alunos alcançados em 65 municípios maranhenses. Este ano, a meta é contemplar mais de 30 mil jovens em 70 cidades do estado.
Incentivo para conquistar o mundo

Durante a graduação, jovens de 18 a 24 anos egressos do ensino público podem aperfeiçoar um segundo idioma e entrar em contato com a cultura de outro país, por meio do projeto de intercâmbio ‘Cidadão do Mundo’. Com as despesas pagas pelo governo, os intercambistas seguem para destinos onde podem desenvolver o espanhol, o inglês e o francês.
Obter a carteira de motorista é outra forma de conquistar o mundo. Com o programa ‘CNH Jovem’, o Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) oferece gratuidade no processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A, B e AB. Para participar, é necessário ter entre 18 e 21 anos, ter feito o Enem e cursado o ensino médio em escola pública.
Esporte e diálogo a serviço da paz

O Governo do Maranhão também investe em ações esportivas, com o objetivo de desenvolver o protagonismo e a cultura de paz entre os jovens. Por meio da ‘Caravana Mais Esporte e Lazer’, diversas modalidades como futebol, basquete, handebol, futebol de salão e voleibol são levados para bairros e comunidades em todo o estado.
Em 2016, a Caravana esteve presente em 47 municípios, incluindo São Luís, beneficiando 75 mil pessoas, em grande parte jovens. A ‘Taça Ilha Favela’ e a ‘Caravana Estudantil, realizados nos meses de novembro e dezembro, também levaram diálogo, cultura e torneios esportivos para adolescentes da capital maranhense.
Compromisso com a juventude
A titular da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), Tatiana Pereira, destacou o comprometimento da atual gestão com o jovem maranhense. “O Governo do Maranhão, liderado pelo governador Flávio Dino, tem conseguido dar um salto significativo em relação às políticas públicas para a juventude. É um compromisso que se reflete em vários programas, na atuação conjunta das secretarias de estado, colocando a juventude como prioridade nas ações de governo”, afirmou a secretária.
Protagonismo

A mais nova iniciativa é o lançamento dos editais ‘Tour Jovem Cidadão’, ‘Juventude Com Ciência’ e ‘Geração Ciência’. O Tour Jovem Cidadão proporciona o acesso do público jovem a museus, teatros, bibliotecas e outros espaços de formação cultural e étnico-racial.
O edital ‘Juventude com Ciência’ promove mobilidade acadêmica para estudantes da rede pública ou privada sem fins lucrativos, no desenvolvimento de projetos de extensão voltados para a melhoria dos indicadores sociais dos municípios inseridos no Plano Mais IDH. Já o ‘Geração Ciência’ vai apoiar projetos de pesquisa de alunos do ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), ensino técnico e educação indígena.
Os editais são uma parceria das secretarias da Cultura e Turismo (Sectur), dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), do Desenvolvimento Social (Sedes), além da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema).




Nenhum comentário:
Postar um comentário