IFMA promove caminhada saudável em Ribamar

Diga não ao sedentarismo. Esse foi o tema da caminhada promovida pelo IFMA Campus São José de Ribamar no centro da cidade balneária localizada na região metropolitana da capital maranhense, no sábado, 24/11.
A ação teve como objetivo conscientizar e sensibilizar a população ribamarense sobre as consequências negativas do sedentarismo para o corpo, que pode causar inúmeras doenças crônicas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Servidores, estudantes do campus, parceiros do Instituto Federal do Maranhão e integrantes da comunidade participaram da atividade que integra o projeto “IFMA na comunidade promovendo saúde”, aprovado em edital da Pró-reitoria de Extensão do IFMA.

O projeto teve duas etapas. A primeira foi realizada nas comunidades com atendimento médico e orientações sobre saúde. E a segunda etapa foi o ponto culminante que envolveu toda a comunidade escolar do IFMA Campus São José de Ribamar, com a realização da I caminhada IFMA Saudável, pelo centro da cidade. Também houve, nesse momento, a promoção de atividades físicas e orientações médicas no Parque da Cidade.
A execução do projeto se iniciou em julho, levando à quase mil pessoas de comunidades carentes do município vários serviços de saúde como consultas médicas, distribuição de preservativos, aferição da pressão arterial, testes glicêmicos, testes rápidos (sífilis, HIV e hepatite A e C), palestra sobre saúde bucal, aplicação de flúor, vacinação e recreação com as crianças.
“Ações como essa aproximam o IFMA da comunidade e leva ao alcance de um dos objetivos institucionais”, afirmou o diretor do campus, Marco Torreão. “É primordial a intervenção na realidade social com o intuito de promover mudanças qualitativas na vida dos beneficiados”, concluiu.
A coordenadora do projeto, Kátia Regina, externou sua felicidade em poder levar de forma gratuita vários serviços de saúde à população ribamarense. “Percebemos o grande valor e a necessidade das instituições de ensino transcenderem os seus muros e realizar ações que promovam a cidadania, o bem-estar e a qualidade de vida da população”, afirmou.
De acordo com a estudante bolsista do projeto, Luana Garcez, a ação a ajudou a ter um olhar diferenciado pelas pessoas. “À medida que dávamos atenção às pessoas, sentia o quão é importante promover esse tipo trabalho”, expressou-se”.
Para a farmacêutica Valéria Pinho, o projeto levou grande benefício às comunidades por onde passou. “Ele agregou vários profissionais da área da saúde em atendimento multiprofissional e a parceria que deu muito certo”, avaliou.
O presidente da Cruz Vermelha no Maranhão, Carlos Alberto Rangel, ressaltou a importância de projetos sociais direcionados aos que realmente precisam. “O projeto promoveu, de modo efetivo, a educação em saúde, na perspectiva de prevenir e reduzir os agravos de doenças crônicas muito presentes em localidades com maior vulnerabilidade social”, disse.
.
A proposta contou com o apoio da Prefeitura Municipal de São José de Ribamar, Cruz Vermelha do Maranhão, Ótica Dutra e a Farmácia Pague Menos de São José de Ribamar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário